Resident Evil 4 é considerado por muitos um dos melhores jogos da franquia – além de ser um verdadeiro divisor de águas para a série. Por conta disso, a Capcom tinha uma tarefa bastante complicada quando anunciou o remake do título.

A empresa tinha a missão de trazer novos aspectos ao gameplay, ao mesmo tempo em que mantém o que fazia de Resident Evil 4 tão característico e amado pelos fãs.

Há duas semanas do lançamento, foi disponibilizado a Chainsaw Demo (anunciada no Capcom Spotlight), uma demonstração de como esse trabalho foi feito e qual o resultado do aguardado remake.

O TecMasters jogou a demo e conta como foi a experiência – e se ela faz jus ao legado do game original.

Ambientação

Resident Evil 4

Imagem: Reprodução

A demo traz o começo do game e, aqui, já vemos o caminho que a Capcom quis seguir. Resident Evil 4 remake é ainda mais sombrio que seu material de base. O que é uma decisão acertada, já que, desde sempre, a atmosfera de mistério e perigo permeia o vilarejo em que Leon deve procurar Ashley.

Andando pelas paisagens, tudo está ainda mais bonito – e até graficamente violento, já que temos diversos animais mortos a todo momento para compor o cenário.

Vale lembrar que a demo cobre o comecinho do jogo, até o ataque no centro do vilarejo, mas isso já foi suficiente para mostrar o que o remake de Resident Evil 4 pode proporcionar.

Resident Evil 4

Imagem: Reprodução

Ao entrar na primeira casa, a que temos o ataque do primeiro inimigo, há algumas mudanças interessantes nisso. O local está maior, com mais lugares para explorar antes do primeiro embate. E isso é interessante, mostra o potencial expansivo deste remake.

Mesmo assim, está tudo lá: a tensão do primeiro encontro com um inimigo – mesmo com as alterações na forma como acontece -, o desespero de enfrentar uma ameaça até então desconhecida e, claro, muitos tiros perdidos até entender como o sistema de mira funciona.

Alterações

Resident Evil 4

Imagem: Reprodução

As alterações são gritantes. Como já citado, os cenários estão mais sombrios, mas não só isso. Há novas localidades, que não mudam muito da estrutura do jogo original, embora sirvam para oferecer mais recursos para o jogador, bem como mais possibilidades de ficar deslumbrado por tudo que está presente aqui.

O RE Engine, motor gráfico a partir do qual o game foi construído, tem algumas características marcantes, que são vistas aqui. Isso pode ser visto em algumas texturas do cenário, que oferecem aspecto de algo sujo, velho e podre.

Resident Evil 4

Imagem: Reprodução

Isso, aliado ao poder gráfico dos novos consoles, ajuda a deixar tudo mais real e crível. No entanto, tenho uma ressalva aqui: Capcom, você não tinha o direito de mudar o encontro com o lobo logo no começo. Brincadeiras à parte, a demo mostrou que Resident Evil 4 não tem medo de mudar algumas de suas características mais marcantes em troca de uma experiência mais profunda.

Coisas ainda são reconhecíveis, como algumas cabanas e cenários, embora tudo tenha um ar de novidade – mesmo que já tenhamos visto essas locações, em menor resolução, diversas vezes.

Quando chegamos ao centro do vilarejo, é onde as coisas são mais intensas.

Luta contra o Dr. Salvador

Resident Evil 4

Imagem: Reprodução

O ponto alto da demo é quando vemos pela primeira vez o Dr. Salvador, o temido inimigo da motosserra. Ele é mostrado assim que Leon é detectado pelos moradores do vilarejo e atacado.

Ao se trancar na casa e proteger as janelas, o inimigo simplesmente serra a porta e entra no local. É aqui que o jogador deve estar com os reflexos em dia para conseguir correr ao mesmo tempo em que desvia dos outros inimigos presentes.

A diferença latente aqui é que há muito mais inimigos que a versão original. Eles estão por toda parte e preenchem a tela de uma maneira assustadora – e desesperadora.

Como já é marca registrada de Resident Evil, a munição é escassa e os itens de cura estão espalhados pelo local. Cabe ao jogador procurá-los quando necessário para conseguir sobreviver ao ataque.

Resident Evil 4

Imagem: Reprodução

Se você percebeu mudanças nas partes iniciais, aqui quase nada foi alterado. Temos os mesmos locais e o mesmo objetivo: sobreviver até o sino da igreja tocar.

Mesmo assim, essa não é uma tarefa fácil, já que tem um inimigo com uma motosserra em seu encalço. Caso ele acerte um ataque em você, é fim de jogo. No entanto, Leon pode usar sua faca para aparar o ataque e não ser serrado ao meio.

Porém, em determinado momento, temos um momento assustador e desesperador, em que um dos botões de seu controle vai sofrer um pouco.

Conclusão

Resident Evil 4

Imagem: Reprodução

A demo é curta, mas serve para dar um gostinho de como o trabalho da Capcom foi feito em Resident Evil 4. Antes de dar o veredito, prefiro jogar o game completo, mas posso adiantar que esse é um ótimo sucessor do remake de Resident Evil 2, considerado por mim o melhor remake lançado pela empresa.

Ao que parece, teremos algumas mudanças na história e na condução dos acontecimentos, mas o coração de Resident Evil 4 ainda está lá. Os inimigos estão mais implacáveis, em maior quantidade e prontos para matar o personagem, mas isso deixa tudo mais divertido e desafiador.

Vale lembrar que o remake de Resident Evil 4 chega oficialmente em 24 de março para PC, PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox Series S/X.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments