Desde a última sexta-feira (24), quem adquiriu alguma versão do iPhone 13 na pré-venda finalmente começou a receber o produto. Para a comunidade global de manutenção e reparos iFixit, isso significou a possibilidade de abrir o celular da Apple para saber quais são as novidades internas encontradas no dispositivo.

Os analistas Taylor e Sam do portal fizeram uma live no canal oficial da empresa no YouTube. Em pouco mais de uma hora de transmissão, eles foram capazes de desmontar os modelos iPhone 13 (regular) e iPhone 13 Pro. Abaixo estão os principais pontos da exploração.

Por dentro do iPhone 13

  • Baterias

Ao abrir o dispositivo, o que chama a atenção logo de cara são as baterias: a versão regular apresenta um formato retangular padrão, enquanto o modelo Pro traz uma bateria em forma de L, bem similar à da versão 12 Pro Max.

Baterias do iPhone 13 e iPhone 13 Pro

Reprodução: iFixit

As baterias condizem com as configurações vazadas anteriormente. A capacidade do modelo mais simples é de 12,54 Wh. Já o componente da versão Pro tem limite máximo de 11,97 Wh.

Felizmente, os primeiros testes de troca de baterias do iFixit foram bem sucedidos. Isso, de certa forma, rechaça os rumores de que os componentes do iPhone 13 não poderiam ser substituídos.

  • Notch
Notch iPhone 13

Reprodução: iFixit

O entalhe da versão 13 Pro é 20% mais estreito (a altura, no entanto, foi mantida) do que a encontrada no mesmo modelo da versão antecessora. Tudo isso graças à fusão do iluminador do Face ID e do projetor dot em um único módulo e à transferência dos alto-falantes para dentro do chassi.

Com isso, a substituição de tela foi simplificada, mas a troca de alto-falantes será muito mais complexa — já que será necessário puxar toda a placa lógica.

  • Câmeras
Câmeras iPhone 13

Reprodução: iFixit

O solavanco das câmeras aumentou consideravelmente, fazendo com que o iPhone 13 não fique nivelado em uma superfície plana. Isso porque as lentes da câmera tripla foram aumentadas para captar o máximo de luz possível.

  • Componentes internos

O iFixit reforça ainda que os ímãs estabilizadores para os sensores de imagem, as pequenas placas lógicas e alguns motores táticos parecem ligeiramente menores. Mas só parecem mesmo.

Componentes internos iPhone 13

Reprodução: iFixit

A versão do 12 Pro apresentava um motor tático de 4,8 gramas e 764,27 mm³. Já a nova versão possui 6,3 gramas e 869,4 mm³. Ainda assim, os componentes apresentam estruturas bem mais otimizadas do que as da versão anterior.

Os cabos do digitalizador e do monitor foram unidos e agora figuram no topo do dispositivo. A novidade é que a conexão é surpreendentemente fina e curta.

Mais testes a caminho

A equipe vai se concentrar na exploração dos modelos iPhone 13 — incluindo o mini e a versão Pro Max — para divulgar outras novidades em breve.

A primeira impressão é de que a Apple, de fato, otimizou diversas estruturas internas de seu celular. Isso talvez explique o motivo de a big tech acreditar que seu novo produto deva bater o recorde de vendas da história da companhia.

Fonte: iFixit

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