Para ir além do PC, o SBC (single board computer ou computador de placa única) pode ser uma solução compacta e inovadora. Com foco em compactação, a empresa Mango Pi lançou um SBC que tem o tamanho de um cartão de memória SD (2 x 1 centímetros, aproximadamente).

O computador pode ser conectado a um monitor via HDMI e possui uma distribuição Linux (codinome Tina-Linux) ainda em formulação. O SBC é uma boa alternativa ao Raspberry Pi pois é bem menor que os modelos Pi Compute Module 4 e Zero 2 W.

O produto poderá ser chamado de Linux Box, pois a Mango Pi já tem o registro de uma página com o mesmo nome, de acordo com o Tom’s Hardware.

O SBC possui quatro núcleos Arm Cortex-A53 (como no Raspberry Pi 3 ou Zero 2 W) e roda a distribuição Linux Allwinner embutida baseada no OpenWrt. Possui saída de 1080p a 60Hz, mas é necessário uma placa de suporte para conseguir que o SBC conecte via HDMI.

Mango Pi computador

Imagem: Mango Pi

A distribuição Linux Allwinner H616 já foi vista anteriormente no Orange Pi Zero 2, o qual, além desses quatro núcleos, vem também com uma GPU Vulkan 1.1, e suporta um máximo de 4GB em vários tipos de DDR3 e 4. Tem ainda uma interface SD 3.0, o que significa transferências UHS-I para cartões SDHC e SDXC sem pins extras, e uma interface Flash 8-bit NAND com ECC. A placa de vídeo pode decodificar H.264, H.265, VP9 e mais formatos, e há ainda um HDR com processamento de 10-bit, além de dois canais digitais de áudio.

Mango Pi é computador seguro e pequenino

O processador tem suporte à criptografia total de disco com AES, XTS e algoritmos comparativos, há blindagem MD5 e outras e um chip integrado EFUSE para identidade e segurança.

As portas que podem ser acopladas são Ethernet gigabit, USB 2/OTG, uma segunda interface de Ethernet 100MBs, UART, um controlador PWM e SDIO. Todas as portas com fornecimento de energia devem ter uma placa de suporte devido à natureza do SBC.

O SBC ainda não está à venda, é um protótipo da Mango Pi. A empresa promete ainda fazer uma versão do produto com Armbian em seguida.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments