Em maio de 1997, o mundo do xadrez entrou em choque: o campeão mundial Garry Kasparov foi derrotado pelo supercomputador Deep Blue, da IBM. Hoje, os humanos já não se surpreendem mais em perder para a máquina. Alguns de nós, inclusive, utilizam o Raspberry Pi para criar em casa um desses adversários artificiais.

Raspberry Pi enxadrista

Esse é o caso de Joey Meyer, um engenheiro de software da Apple que, em seu tempo livre é enxadrista e inventor. Assim, não é de se surpreender que ele tenha aliado os dois hobbies para criar um projeto chamado Raspberry Turk.

No lugar de um computador como o Deep Blue, a empreitada estrela um robô de verdade, capaz de visualizar o tabuleiro à sua frente, calcular jogadas e mover as peças conforme o necessário – inclusive para eliminar as tropas de seu oponente humano.

O aparelho tem uma capa externa de madeira, mas seu cérebro é composto de uma placa Raspberry Pi 3 conectado a um braço robótico com ampla movimentação. Todo o sistema é comandado por uma API baseada em OpenCV.

Em tempo: o nome estranho do projeto (Raspberry Turk) de xadrez vem de um golpe que era aplicado por um inventor austríaco no final do século 16. Supostamente, ele tinha inventado uma máquina (Mechanical Turk) capaz de vencer outros enxadristas, mas, na verdade, era somente uma pessoa escondida num caixote.

Fonte: Tom’s Hardware

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments