O ano de 2022 foi marcado por diversos lançamentos marcantes de jogos; e muitos deles chegaram embalados por trilhas sonoras incríveis.

E para escolher as melhores trilhas de games do ano, ninguém melhor do que os próprios compositores envolvidos nesta área, certo? Por isso, o site VideoGamesChronicle reuniu alguns nomes conhecidos do cenário para a tarefa.

Para Shinji Hosoe, que já trabalhou nas franquias Ridge Racer, TekkenStreet Fighter EX, entre outros; a melhor trilha de games de 2022 é Midnight Fight Express, de Noisecream.

“A música deste jogo combina com sua atmosfera e velocidade. Um game que me deu uma sensação parecida alguns anos atrás foi My Friend Pedro. O ritmo também é muito bom e a jogabilidade é agradável e inspiradora. Mais tarde, procurei pelo compositor e descobri que era a mesma pessoa [de My Friend Pedro]”, revela Hosoe.

Seguindo com a lista, está Lisa Raine, conhecida pelos renomados indies Chicory e Celeste, e por Minecraft. Ela também foi convidada e escolheu Signalis, de Cicada Sirens & 1000 Eyes, como a melhor trilha sonora de 2022.

Outra participação interessante é de Yoshimi Kudo, que trabalhou nas trilhas de Elden Ring, 13 Sentinels: Aegis Rim e Odin Sphere, entre outros RPGs japoneses. Para ele, o melhor trabalho de composição do ano é Blue Archive Vol.1 and Vol.2, dos compositores Mitsukiyo, KARUT e Nor.

Outro renomado compositor, Grant Kirkhope, conhecido por Banjo-Kazooie, GoldenEye, Perfect Dark e Mario + Rabbids, escolhe Metal: Hellsinger como sua trilha favorita do ano. A composição é assinada por Elvira Björkman e Nicklas Hjertberg (Two Feathers).

Robin Beanland, de Sea of Thieves, Killer Instinct e Conker’s Bad Fur Day, escolhe Return to Monkey Island. A trilha foi composta por Michael Land, Peter McConnell e Clint Bajakian.

Por fim, Olivier Deriviere, de Streets of Rage 4, Dying Light, A Plague Tale e Remember Me; celebra a trilha de Stray como a melhor de 2022. A composição é de Yann van der Cruyssen.

A lista segue com diversos outros nomes que trabalharam em títulos lançados em 2022, e conta até mesmo com descobertas interessantes, como a de que o desenvolvedor Sos Sosowski foi não apenas o compositor de McPixel 3, como atuou também como designer e programador do indie publicado pela Devolver Digital.

A revelação parte do compositor conhecido como DOSEONE, dos jogos indies Escape Academy, Enter The Gungeon, Gang Beasts e Sludge Life. Ele afirma que gostou de alguns trabalhos de 2022, mas a melhor trilha de games do ano para ele é a de McPixel 3, criada por Sos Sosowski.

“McPixel3 mostra como a composição original é uma camada vital e parte integrante do repertório de um criador de jogos. A música do jogo não precisa ser de um ‘gênero’ conhecido para atrair o jogador. Tudo o que precisa é ser único”.

2022: um ano importante para as trilhas sonoras de games

Não apenas isso: muitas publishers japonesas como a Square Enix e a Bandai Namco, enfim, optaram por compartilhar as trilhas sonoras de seus principais títulos em serviços de streaming de música ao longo dos últimos meses.

Além disso, as trilhas sonoras de games começaram a ser mais reconhecidas em premiações renomadas. No início de 2022, por exemplo, o rearranjo da faixa Meta Knight’s Revenge de Kirby Superstar, feita por Charlie Rosen e Jake Silverman, ganhou o Grammy de melhor arranjo.

Ainda falando em Grammy, a edição 2023 contará com uma nova categoria voltada a composições de videogame. E por fim, o festival anual The BBC Proms apresentou um concerto dedicado a jogos em sua edição 2022.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments