A BMW ganhou holofotes e chamou muito a atenção de quem esteve em Las Vegas na última semana e também daqueles que só ficaram sabendo que o tal “veículo camaleão” realmente existia.

No ano passado, a montadora alemã já tinha dado o que falar com o primeiro carro do mundo que mudava de cor – mas, na ocasião, o modelo podia ficar apenas preto ou branco.

BMW

Imagem: Divulgação

Agora, na CES 2023, a marca apresentou a evolução da tecnologia com o protótipo do iVision Dee, um modelo que pode assumir até 32 cores, um verdadeiro “veículo-camaleão”.

A BMW já havia falado sobre o carro que muda de cor na Alemanha, mas ele só veio a público na semana passada, em Las Vegas. A gente teve a oportunidade de ver o iVision Dee de pertinho – inclusive tem alguns vídeos dele nos Stories do nosso perfil no Instagram. Realmente impressiona e quase hipnotiza.

Mas, mais do que a surpresa, a primeira pergunta que vem à cabeça é: mas como?!

Como funciona o carro que muda de cor da BMW

Curioso é que por mais revolucionário que pareça, a tecnologia não é nada de outro planeta. Longe de comparar com, por exemplo, chips minúsculos que turbinam dispositivos inteligentes e com poder computacional cada vez maior.

Nada disso. A BMW “camaleoa” tem sua lataria coberta por 240 painéis “e-ink” (tinta eletrônica) cortados a laser e capazes de assumir até 32 cores diferentes. É a mesma “tela” dos leitores de livros digitais, como o Kindle, da Amazon.

BMW que muda de cor na CES 2023

Protótipo da BMW iVision Dee usa 240 painéis de tinta eletrônica que podem exibir até 32 cores diferentes – Foto: Cesar Schaeffer / TecMasters

Alimentados por uma corrente baixíssima – apenas 15 volts e menos de 100 miliamperes – as partículas microencapsuladas dos painéis criam uma tela móvel de papel eletrônico.

Ainda é muito cedo para dizer, mas em um futuro próximo talvez a gente não precise mais escolher a cor do carro; ela poderá variar de acordo com nosso humor…incrível, não?!

Fonte: BMW

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments