Pesquisadores da Chalmers University, na Suécia, desenvolveram um sistema de carregamento sem fio para carros elétricos bastante promissor. Por indução, a tecnologia é capaz de fornecer até 500 kW de potência – o suficiente para carregar a bateria de um veículo em poucos minutos.

O carregamento rápido e mais potente é um dos desafios da indústria automotiva para a evolução dos elétricos – e é exatamente por isso que novas soluções são desenvolvidas a uma velocidade sem precedentes: fabricantes e fornecedores de equipamentos trabalham para oferecer terminais mais potentes, permitindo que os motoristas recarreguem seus carros elétricos com mais rapidez.

A última novidade nessa seara chama muita atenção – um sistema de carregamento por indução (sem cabos ou fios), capaz de entregar uma potência incrível de 500 kW. Na China, onde essa tecnologia – ainda cabeada – já existe, é possível recarregar a bateria de um carro elétrico de 10% a 80% em 12 minutos. Existem também terminais de 600 kW que reduzem esta duração para apenas 10 minutos.

carro elétrico, carregamento, bateria

Imagem: Shutterstock

A solução liderada pelo professor Yujing Liu, responsável pelo departamento de engenharia elétrica da Chalmers University, é a primeira do gênero a oferecer tanta potência sem a necessidade de cabos.

Eficiência sem fios para carros elétricos

Atualmente, dispositivos de carregamento por indução, ou seja, sem fio, perdem até 50% da energia que é transformada em calor. Este é mais uma conquista que a equipe sueca comemora. O sistema desenvolvido por eles perde apenas entre 1% e 2% da energia gerada.

Outras empresas como a Volvo, Tesla e Nissan já trabalham em estações de carregamento sem fio para carros elétricos, mas poucos detalhes sobre as soluções foram relevados até o momento e o formato ainda não chegou ao público em geral.

Volvo testa carregamento wireless para carros elétricos

Imagem: Volvo

Fonte: Chalmers University

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments