A General Motors vai levar a inteligência artificial conversacional para dentro dos carros. A montadora já trabalha em um assistente digital veicular baseado nos mesmos modelos de aprendizado de máquina que alimentam o ChatGPT.

Em uma proposta ainda inédita, a ideia da GM é que o assistente digital baseado em voz possa ajudar o proprietário do veículo em momentos que ele precisaria recorrer ao manual de instruções do carro. Assim, a inteligência artificial poderá responder, por exemplo, como trocar um pneu ou substituir uma lâmpada queimada.

Mais do que isso, o assistente digital embarcado nos veículos da marca poderá oferecer recursos de integração e agendamento com outros dispositivos – imagine, por exemplo, pedir para o carro abrir o portão da sua garagem ou até acender as luzes da sua residência ao se aproximar.

“O ChatGPT estará em tudo”, disse o vice-presidente da GM, Scott Miller.

GM, General Motors

Imagem: Shutterstock

ChatGPT no carro

“Essa mudança não é apenas sobre uma única capacidade, como a evolução dos comandos de voz, mas significa que os clientes podem esperar que seus futuros veículos sejam muito mais capazes quando se trata de tecnologias emergentes”, explicou um porta-voz da montadora à agência de notícias Reuters.

Para levar a inteligência artificial generativa para dentro dos carros, a GM estaria trabalhando para adicionar uma “camada específica” sobre os grandes modelos de linguagem que alimentam o ChatGPT. O esforço faz parte de uma colaboração mais ampla entre a montadora e a Microsoft que, em 2019, uniram esforços para trabalhar em veículos autônomos.

Via: Semafor e Reuters

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments