Os servidores de Call of Duty: Modern Warfare II (2009) de PC foram desligados na última quarta-feira (26). Mas isso não aconteceu por conta da chegada de um novo patch ou de uma manutenção programada, mas sim, devido a uma nova onda de malware em disseminação.

A Activision até relatou o evento, mas de uma forma totalmente superficial. No caso, o perfil oficial de CoD no Twitter justificou que os servidores do game foram desligados enquanto a equipe investiga “relatos de um problema”.

Felizmente, a própria comunidade da franquia na Steam foi atrás para descobrir o tal problema. E ao que parece, jogadores do icônico (e antigo) título de Call of Duty estão sendo alvos de hackers em um ataque massivo de malware que se espalha pelos lobbies do jogo.

Segundo as investigações preliminares, o ator dos ataques é um worm (malware com rápida propagação) conhecido por Wacatac.B!ml. E ao que tudo indica, a infecção escolhe jogadores aleatórios em um lobby, que rapidamente se transformam em vetores do malware.

Com base no banco de dados do Virus Total, a ameaça dribla as proteções convencionais contra injeções de códigos e, uma vez que infecta o lobby, executa o código nas máquinas dos usuários da sessão.

Ainda não está claro, no entanto, qual seria o objetivo dos disseminadores desse malware.

Malware ameaça outros jogos Call of Duty

Por mais que relatos apontem que o malware está atingindo somente o Modern Warfare II de 2009, há riscos de que ela seja usado em outros títulos da franquia. Até porque os games sucessores usam grande parte do mesmo código multiplayer.

A boa notícia para alguns é que a ameaça parece estar restrita à versão para PC do game e, ao menos até agora, não foram encontrados relatos de infecções por consoles.

Mas fato é que ainda não existe uma previsão de quando os servidores de Call of Duty: Modern Warfare II para computador serão religados.

Via: Tom’s Hardware

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments