Cuidado, gamers: por mais bizarro que pareça, aparentemente existem cadeiras “não compatíveis” com setups de PC. E um bom exemplo disso pode ser a popular Ikea Markus, que foi descoberta desligando monitores, limpando HDDs e até interferindo em placas gráficas.

A culpa é da cadeira

A história começou quando um usuário conhecido como Felix Häcker notou que seu monitor começou a apresentar uma tela preta por alguns segundos durante vários dias seguidos. Apesar de uma revisão completa e da troca de cabos e tomadas, o problema persistia.

Tudo levava a crer que o monitor era o problema. Mas curiosamente, Häcker notou que a tela preta de seu monitor só aparecia durante o uso de sua cadeira Ikea Markus. Ele então resolveu testar outro assento e, pasmem: o monitor estava em perfeito funcionamento.

Instigado em solucionar seu problema, Häcker iniciou uma investigação na internet para buscar mais informações. Felizmente, ele conseguiu encontrar outros casos idênticos, reportados por donos da Ikea Markus, em um fórum alemão.

E após vasculhar os tópicos, a causa foi descoberta: acontece que a capa de tecido da cadeira ou o pistão a gás (talvez ambos os fatores em conjunto) criam uma descarga eletroestática suficiente para desligar o monitor por um curto período de tempo. Mesmo que o assento sequer encoste na mesa.

Cuidado onde senta! Cadeira da Ikea está desligando monitores de PC
Cuidado onde senta! Cadeira da Ikea está desligando monitores de PC

Aliás, há casos da mesma Ikea Markus limpando HDDs de usuários ou mesmo provocando gagueiras em placas de vídeo como a Radeon RX 6800 XT.

A boa notícia é que há uma forma de resolver esse impasse. É fácil? Não. Mas grampear uma folha de cobre sobre o assento da Ikea e conectá-la à uma tomada elétrica para aterramento parece ter funcionado para alguns usuários do fórum ComputerBase.

De todo modo, é engraçado pensar que em pleno 2023, os gamers de plantão devem ficar de olho para saber se sua cadeira será ou não compatível com o setup.

Via: PC Gamer e Tom’s Hardware

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments