Quem nunca levou uma bronca ao colocar algo metálico no micro-ondas, que atire a primeira pedra — aliás, jamais façam isso. Mas ao que parece, essa máxima não fez parte da vida do brasileiro Lucas Cavalcante, que simplesmente montou um setup de PC dentro do eletrodoméstico de cozinha.

Calma, você não leu errado: o mesmo aparelho utilizado para esquentar a marmita ou fazer a pipoquinha antes da sessão Netflix tornou-se um gabinete de desktop para o mecatrônico tupiniquim. Surpreendente? Muito. Mas nem tanto se levarmos em conta que o brasileiro realmente não tem limites.

É verdade que a criação não é atual — o setup foi criado durante a pandemia e atualizado em abril do ano passado. Mas tendo em vista a criatividade de Cavalcante e o fato do PC-micro-ondas ter sido revivido pelo jornalista gringo Jake Lucky, nada mais justo que investigarmos mais sobre o projeto, certo?

A criatividade de milhões

Sim, montar um setup dentro de um eletrodoméstico para fins alimentícios é, no mínimo, curioso. Mas há uma boa justificativa para isso: falta de grana e tempo livre.

Em 2020, Lucas estava montando um novo desktop com dinheiro emprestado da namorada, após seu antigo PC — que já não incluía um gabinete convencional — ter queimado. Acontece que, antes mesmo das peças chegarem, o brasileiro acabou perdendo o emprego. E o pior: antes de ter adquirido um gabinete para alocar todos os componentes.

“Eu estava muito preocupado com contas a pagar, já que eu não tinha mais emprego. Só queria montar o PC logo. Mas quando as peças chegaram, me dei conta que eu ainda não tinha gabinete”, contou o brasileiro ao TecMasters.

Fim de um sonho? Não para Lucas Cavalcante: como já estava acostumado a fazer gambiarras desde criança (coisas de mecatrônicos?), ele simplesmente teve a ideia de usar um micro-ondas como gabinete para reduzir os custos.

“Liguei pra umas lojas de conserto de micro-ondas e o cara falou que poderia me dar a carcaça… de graça! Ele ainda me deixou escolher e peguei o que estava com menos arranhões e ferrugens.

Microondas Lucas Cavalcante

Imagem: acervo pessoal/Lucas Cavalcante

Cortes com Makita aqui, ajustes acolá e o setup ganhou vida. Aos curiosos, trata-se de uma placa-mãe Asus A320M, alimentada por uma CPU Ryzen 7 2700, uma placa de vídeo RX 570 (4GB) da MSI, 8 GB de memória e uma fonte EVGA 600 W Gold — que está com Cavalcante desde 2014.

Ah, isso tudo em um super gabinete micro-ondas MEF28 da Electrolux que, modificado, mostra a temperatura dos dissipadores na tela comumente usada como timer para aquecer os rangos.

Microondas PC

Imagem: acervo pessoal: Lucas Cavalcante

Mais um PC-micro-ondas no horizonte?

Felizmente, há duas boas notícias. Sem contar o fato de Lucas Cavalcante estar empregado há mais de um ano, existe uma possibilidade de um novo PC-micro-ondas pintar por aí. Mas desta vez, será para sua namorada — afinal, sem ela, o primeiro setup não seria realidade.

O próprio Jake Sucky revelou que está em contato com empresas gringas para enviar novas peças e concretizar o setup da digníssima. Não há informações sobre a negociação, mas fica a torcida para que tudo dê certo.

A única questão que fica é: onde Lucas esquenta a fatia de pizza requentada do dia anterior?

Comentários

4

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Thamires
9 de novembro de 2022 22:18

Mano, Brasileiro não tem limite kkkkkk eu amo

Leonardo
9 de novembro de 2022 22:19

Kkkkk mds mano, é cada coisa

Felipe
10 de novembro de 2022 06:06

AMD inovando kkkkkk

Roberto Rios
11 de novembro de 2022 11:28

O primeiro que montei foi assim, num gabinete de micro-ondas, hoje ele é de parede. Muito simples de montar e fica super legal, economia de espaço e fácil manutenção/limpeza.