O Bluesky ultrapassou os 2 milhões de usuários, uma grande conquista para um dos concorrentes do X (ex-Twitter). Vale lembrar que a plataforma lançou seu aplicativo em fevereiro e ainda depende de convite para acesso, o que torna o número ainda mais relevante.

A rede atingiu 1 milhão de usuários ativos em setembro, o que significa que o segundo milhão veio rapidamente. Ao que tudo indica, o Bluesky tenha liberado mais convites recentemente – ou o pessoal está mesmo debandando de vez da rede dominada por Elon Musk.

Bluesky atinge 2 milhões de usuários e anuncia interface web pública

Imagem: Bluesky

Além do marco, a rede social revelou também nesta sexta-feira (17) que irá lançar uma interface web no final de novembro.

O acesso via web será público. Ou seja, qualquer pessoa, mesmo que não tenha uma conta, poderá visualizar as publicações na plataforma. Na visão da empresa tornar as postagens mais acessíveis “será especialmente útil para comentários em tempo real e notícias de última hora”.

Mais do que isso, essa atitude de abrir o conteúdo para todos pode tornar a rede social especialmente rápida para quem busca notícias – assim como o Twitter.

Bluesky, uma rede à prova de bilionários

Não menos importante, a empresa anunciou que está caminhando para tornar o Bluesky uma plataforma mais aberta.

Diferente da rede hoje liderada por Musk, o Bluesky aposta no chamado “Protocolo AT”, uma tecnologia que descentraliza o controle de conteúdo. Na prática, isso significa que qualquer usuário pode escolher entre se juntar ao servidor principal ou criar o seu próprio e assumir a responsabilidade sobre moderação.

Bluesky

Imagem: Unsplash/Bluesky/Nostr

“Este é um dos principais recursos do Bluesky que o torna ‘à prova de bilionários’ – você sempre terá a liberdade de escolher (e sair) em vez de ficar sujeito aos caprichos de empresas privadas ou algoritmos de caixa preta”, diz o post de anúncio.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments