Nas últimas semanas, o Bluesky viu os números de downloads do aplicativo saltarem. Sobre a recente ascensão, Jack Dorsey, incubador da mídia social, disse que haverá muitas interpretações descentralizadas do Twitter e isso é algo positivo.

Bluesky e Nostr são uma delas, projetos que o cofundador e ex-CEO do Twitter lançou há alguns anos, aprovando e apoiando financeiramente o desenvolvimento dos seus respectivos protocolos.

Bluesky e Nostr: 'haverá muitas implementações da mesma ideia, e isso é uma coisa boa', diz Jack Dorsey

Imagem: Bluesky

Na quinta-feira (27), ao falar sobre o crescimento do Bluesky e responder a um desenvolvedor de software sobre a sua falta de presença – apontando que ele é um fundador e membro do conselho –, Dorsey respondeu que a presença dele na rede social não é realmente importante. Sobre a ascensão, o cofundador do Twitter espera ver várias alternativas descentralizadas surgirem e prosperarem.

“Tudo o que fiz acontecer foi [para] conseguir uma equipe focada na ideia”, escreveu ele. “Haverá muitas implementações da mesma ideia, e isso é uma coisa boa.”

Embora tenha grande papel por trás da criação da plataforma, Dorsey adicionou que o envolvimento é limitado e que a presença dele em várias mídias sociais descentralizadas não deve ser vista como um negativo.

Nostr ou Bluesky?

Além do Bluesky, o ex-Twitter divide o tempo com outra rede, o Nostr, na qual ultimamente tem passado mais tempo por lá.

Bluesky e Nostr: 'haverá muitas implementações da mesma ideia, e isso é uma coisa boa', diz Jack Dorsey

Imagem: LNbits

Um favoritismo que despertou a curiosidade por parte de algumas pessoas. Nostr ou Bluesky, perguntou um usuário do Bluesky, ao mesmo tempo em que recebia as boas-vindas. Assim como o assunto relacionado à presença, Dorsey respondeu que a preferência dele não era realmente importante, pedindo às pessoas para experimentarem ambas as plataformas.

“Não importa o que eu penso. O que importa é o que vocês acham valioso”, disse ele. “Experimentem as duas e vejam”.

Assim como Bluesky, Nostr tem captado a atenção de usuários de redes sociais que procuram alternativas. Em abril, a rede atingiu a base de 1,1 milhão de usuários, número alcançado em um período de três meses.

Lançado em 2020, o protocolo de rede social de código aberto oferece mensagens particularmente resistentes à censura e validadas com criptografia de ponta a ponta, e tem se tornado popular principalmente entre os entusiastas de Bitcoin.

Entre eles, está Dorsey. Em entrevista ao Politico, o ex-Twitter disse que os pagamentos em Bitcoin “vão crescer mais rapidamente com os zaps e o fato de finalmente termos pagamentos globais sem permissões na Internet”.

Snowden está no Nostr

Entre as pessoas notáveis que migraram para o Nostr, está o ex-NSA Edward Snowden, que abandonou praticamente o Twitter no fim de fevereiro, no qual tweetava com frequência.

Snowden tem compartilhado postagens na rede descentralizada desde janeiro. Em uma delas, o whistleblower contou sobre a experiência com Bitcoin, ocorrida antes mesmo de 2013, mas que ele “nunca o viu se sentir tão poderoso quanto agora no Nostr”.

Isso porque “a experiência da maioria das pessoas com pagamentos em Bitcoin — se é que eles mesmos a têm — é uma espera de 30-60 minutos pela mineração + mais de duas confirmações de bloco e uma taxa que faz com que pareça estúpido enviar menos de $ 20″, explicou ele no Nostr.

Bluesky e Nostr: 'haverá muitas implementações da mesma ideia, e isso é uma coisa boa', diz Jack Dorsey

No início de fevereiro, Snowden chegou a falar da rede descentralizada citando um tweet de Dorsey, apresentando-a.

“O que é o #nostr?

Ao contrário das antigas “plataformas” de redes sociais, no qual o proprietário da plataforma (FB, Tiktok, Twitter) decide quem pode falar — e o que pode ser ouvido — o #nostr é um protocolo aberto.

Se uma plataforma é um silo, um protocolo é um rio: ninguém é dono dele, e toda a gente é livre para nadar.”, escreveu.

 

Com informações Decrypt, Politico, Benzinga e Forbes

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments