Na última quarta-feira (30), a Apple anunciou uma grande mudança nas políticas de sua loja de aplicativos. A partir de agora, apps classificados como “leitores” que estiverem alocados na App Store poderão adicionar links externos em suas plataformas para gerenciamento de contas ou pagamentos em seus próprios sites.

Antes, aplicativos leitores — aqueles focados em fornecer conteúdos digitais como Netflix ou Spotify — que quisessem driblar os 30% de comissão cobrados pela Apple por qualquer compra na loja de aplicativos não podiam fornecer links diretos para inscrições ou assinaturas.

Ou seja, configurações de conta ou inscrições de novos usuários tinham de ser feito por navegadores e por “conta própria” dos indivíduos. Para os apps, isso significava um esforço a mais dos clientes, dificultando a experiência no iOS.

Mas após um acordo com a Comissão de Comércio Justo do Japão (JFTC) firmado no ano passado, a empresa da maçã agora terá de permitir que os aplicativos insiram links de seus sites na própria plataforma. Por lá, os usuários poderão pagar por novas assinaturas ou gerenciar suas contas.

Apple links externos

Imagem: Divulgação/Apple

Exigências da Apple

Mas claro, isso não será tão simples assim. Antes de usufruir da permissão, os desenvolvedores terão de preencher um formulário e enviá-lo para a big tech solicitando o “direito” de adicionar links externos. E, bem, não serão todos os apps — viu, Fortnite? — que poderão entrar nesse bolo.

O comunicado da Apple deixa claro que o direito será concedido apenas a aplicativos que tenham como funcionalidade principal o fornecimento de conteúdos digitais. Na prática, isso vai abranger ferramentas focadas em revistas, jornais, livros, áudio, música ou vídeo.

Apesar disso, nenhum pagamento poderá ser realizado pelo aplicativo durante o acesso ao link externo — compras apenas no navegador. Mesmo que não permitam compras diretamente pelo app, as empresas também não vão poder anunciar preços de assinaturas na plataforma. Tudo terá de ser feito à parte, no browser.

Boa notícia, mas…

Apesar de a medida ser tomada para que a Apple se desvincule de processos antimonopólio, essa nova permissão é bem limitada. As compras diretas no app ainda não ficarão isentas de comissão. A única mudança foi permitir que os usuários acessem os sites com mais facilidade, por meio de um toque.

É pouco? É pouco. Mas ao menos o gerenciamento de contas ou inscrição de novos usuários ficará um pouco menos complicada.

Via: The Verge

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