A Apple lançou ontem a atualização de segurança 16.3.1 para o iPhone e iPad, e vem pedindo com veemência para que usuários de ambos os dispositivos façam a atualização o quanto antes – ou então se coloquem à disposição de cibercriminosos.

Essencialmente, a nova versão do iOS/iPadOS corrige uma falha que permitia que hackers acessassem remotamente o dispositivo, podendo enxergar e até mesmo roubar informações privadas de usuários que pudessem estar armazenadas nos aparelhos.

iPhone 15

Imagem: reprodução/Jonjuhan

De acordo com a página da documentação técnica da atualização, o problema afeta os modelos mais recentes do iPhone, já que a Apple nomeou especificamente o “iPhone 8 e posteriores, todos os modelos do iPad Pro, a terceira geração e posteriores do iPad Air Pro, a quinta geração e posteriores do iPad e do iPad Mini”.

A referida falha estava no WebKit, o conjunto de aplicações que fazem o Safari funcionar para navegar na internet pelo celular (entre muitas outras coisas):

“Como impacto, [era possível o] processamento de conteúdo web maliciosamente construído que poderia levar à execução arbitrária de código. A Apple está ciente de um relatório que afirma que esse problema pode ter sido ativamente explorado.” – Apple

Em outras palavras: um problema no WebKit permitia que hackers executassem códigos escondidos de sua percepção e, com esses códigos, tomassem o controle do seu dispositivo e acessassem tudo o que tem dentro dele, incluindo fotos, vídeos, apps abertos e senhas.

A atualização 16.3.1 do iPhone fecha esse buraco, daí a urgência da Apple ao pedir que você faça o update o quanto antes. Segundo a empresa, a falha foi descoberta por um “especialista independente” de segurança (a Apple não forneceu seu nome), junto com uma consultoria de confirmação pela Citizen Lab, a organização canadense que identifica e nomeia exploits de segurança para que empresas os corrijam.

Para atualizar o seu iPhone, clique no ícone “Ajustes” e, em seguida, “Atualização de Software”. Vá obedecendo aos pop-ups na tela e aguarde o download e instalação.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments