Uma grande ameaça à indústria gamer mundial. Segundo Shawn Layden, ex-chefe da PlayStation nos Estados Unidos, as Big Tech podem arruinar o setor ao pisar em um terreno desconhecido, o qual desconhecem suas especificidades.

“A consolidação pode ser inimiga da criatividade”, disse Layden, referindo-se às aquisições em grande escala e à onda de fechamentos de estúdios nos últimos anos.

“Também acho que o aumento dos preços dos jogos é uma ameaça existencial para todos nós. E a entrada de não-endêmicos no setor – também conhecidos como os ‘bárbaros no portão’”, completou.

Shaw Layden, ex-chefe da PlayStation nos EUA, diz que Big Techs são uma ameaça à indústria gamer

Shaw Layden, ex-chefe da PlayStation nos EUA – Imagem: divulgação / Sony

Big Techs de olho na indústria gamer

“Neste momento, vemos todos os grandes dizerem: ‘Oh, videogames? Estão rendendo milhões de dólares por ano? Eu quero um pedaço disso’. E então temos a Apple, Amazon, Google e Netflix tentando conquistar um pedaço e, assim, desestabilizar a indústria [gamer]”.

Para exemplificar como algo similar já aconteceu antes em outros segmentos, Layden lembra quando a Apple passou a vender músicas individuais por 99 centavos de dólar e revolucionou a indústria, quando antes era necessário comprar o álbum inteiro. Mais notório é o exemplo da Netflix, que fez o streaming tomar o lugar do cinema – na maioria dos casos – como principal fonte de lançamento de filmes.

Netflix Games

Imagem: rafapress/Shutterstock

“Espero que a indústria de jogos seja a primeira onde nos desestabilizamos a nós mesmos. Onde não será Google ou Amazon que mudarão por completo o panorama. Devemos ser sábios o suficiente para perceber as mudanças que estão por vir e preparar-nos para tais eventualidades”, concluiu o empresário em entrevista ao GamesIndustry.biz.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments