É treta: depois da Microsoft e do Google mostrarem suas iniciativas em chatbots inteligentes, é a vez do Alibaba anunciar que está trabalhando em um rival para o ChatGPT e o Bard. A empresa apenas confirmou o projeto à CNBC e viu suas ações subirem exponencialmente.

Os chatbots inteligentes são a nova tendência da tecnologia moderna e, basicamente, consistem de ferramentas conversacionais alimentadas por inteligência artificial (IA). Em suas essências, eles são capazes de proverem o usuário de respostas automatizadas e fundamentadas em fatos (ao menos, teoricamente) para facilitar a busca por informações na internet.

Alibaba

Imagem: BigTunaOnline/Shutterstock

De acordo com um porta-voz do Alibaba, a empresa está ativamente trabalhando em uma “tecnologia ao estilo do ChatGPT”, que está “em testes internos da companhia”. Com isso, as ações do Alibaba aumentaram seu valor em 3% por papel, marcando o valor unitário de R$ 19,55 até o fechamento desta nota.

Naturalmente, a empresa manteve o silêncio quanto a maiores detalhes sobre a ferramenta e, a esta altura, nós sequer temos um nome para oferecer. Segundo o porta-voz, o Alibaba vem trabalhando em ferramentas de inteligência artificial generativa (o nome “técnico” desse tipo de ferramenta) desde 2017, mas não informou nenhuma previsão de quando deve mostrar o seu produto ao público.

A novidade vem nos calcanhares da apresentação de maiores detalhes do Bard, a IA generativa do Google, que deve ser eventualmente integrada ao maior buscador da internet para atribuir a ele recursos inteligentes, como planejamento de viagens e prós e contras de produtos para ajudar o consumidor na hora de uma compra indecisa.

Enquanto isso, ontem (7), a Microsoft revelou o New Bing, fruto de sua parceria com a OpenAI e que integra o ChatGPT ao seu buscador. Vários de seus recursos envolvem a resposta mais direta a perguntas simples – “me mostre um cardápio para quatro pessoas e inclua opções veganas” mostrou uma série de opções de comida dentro das referências oferecidas, por exemplo.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments