As senhas para fazer o login em diferentes serviços podem ser bem complicadas de serem lembradas, mas existem diversas soluções para ajudar nesta questão. Já o Windows 11, para ajudar os usuários a adotarem tais soluções, está com uma nova medida para impedir que senhas sejam salvas no Bloco de notas.

Na versão 22H2 do Windows 11, um recurso de segurança do sistema dá um alerta para os usuários quando os mesmos tentam salvar o que seria uma senha em um arquivo criado com o Bloco de notas.

Windows 11 - alerta de senha sendo salva no Bloco de notas

Imagem: BleepingComputer

A medida de segurança do Windows, é claro, se trata de uma forma de proteger os usuários de ataques phishing, uma vez que um arquivo desses está mais vulnerável a acessos indevidos ou indesejados por não conter nenhum tipo de criptografia.

Essa nova opção, apesar de importante, pode ser desabilitada nas configurações de “Privacidade e segurança” do Windows 11.

Bloco de notas não é o único afetado pela mudança do Windows 11

De acordo com o site Bleepingcomputer, a mudança também deve afetar outros programas da Microsoft que estão sendo usados para armazenar senhas sem que essa seja sua principal funcionalidade. Estes programas incluem: WordPad, Microsoft Word 2019, Microsoft Excel 2019, OneNote, Notepad2 e Microsoft 365.

Windows 11 - Edge alertando sobre senha sendo usada mais de uma vez

Imagem: BleepingComputer

Além do alerta para não salvar senha nesses programas, a versão 22H2 do Windows 11, no Microsoft Edge, chega até a avisar os usuários para que uma mesma senha não seja utilizada em mais de um serviço.

Fonte: BleepingComputer

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments