É incerto quando as placas de vídeo RTX série 40 da Nvidia chegarão ao mercado, mas é possível que a estreia esteja se aproximando. Isso porque o famoso leaker Kopite7kimi sugeriu que a GPU mais rápida da linha Ada Lovelace já começou a ser testada internamente pela marca.

Segundo o vazador, a Nvidia já iniciou avaliações da GPU AD102 — a mais rápida da linha RTX 40 —, cotada para alimentar placas de ponta como RTX 4090 e RTX 4080. Os supostos testes não devem abranger os drivers finalizados, mas podem dar uma prévia da potência do produto.

Por falar nisso, é bem possível que esses modelos tops de linha apresentem módulos de memória GDDR6X de 24 Gbps. É difícil cravar se esses módulos serão vistos em placas menos robustas, mas é quase certo que as larguras de banda de memória de todos os componentes da linha serão superiores a 1 TB/s.

Em relação a prazos, ainda é incerto quando a Nvidia iniciará a produção em massa das GPUs Ada Lovelace. Embora não exista nenhum anúncio oficial, especulações anteriores apontaram para fabricação no meio de 2022. E os início dos testes seriam bons indícios para isso.

GPU Nvidia (ilustração RTX 4090)

Imagem: Divulgação/Nvidia

À espera da RTX 40 da Nvidia

Testes à parte, as expectativas para a chegada das placas de vídeo RTX série 40 são grandes. Inclusive, espera-se que o salto da arquitetura Ampere para a Ada Lovelace seja semelhante ao avanço visto da arquitetura Maxwell para a Pascal, também da Nvidia.

Sem contar a possibilidade de componentes com até 24 GB de VRAM, os modelos mais robustos podem contar com TDP de até 600 W — o que pode dar uma prévia da potência das placas. Tanto que os sistemas de resfriamentos podem chegar a quatro slots de tamanho.

Que elas cheguem logo ao mercado e, talvez o mais importante, com valores próximos dos modelos atualmente disponíveis.

Via: Wccftech

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments