Conhecer gente nova, encontrar uma vaga de emprego ou mesmo ampliar o alcance de seu e-commerce são apenas alguns dos benefícios oferecidos pelas redes sociais. O problema é que um recente levantamento do Federal Trade Commission (FTC) dos EUA constatou que essas plataformas também foram exploradas por golpistas em 2021.

Segundo os dados, mais de 95 mil americanos foram vítimas de fraudes iniciadas em redes sociais no ano passado. Ao todo, os golpes acumularam US$ 770 milhões em prejuízos, tornando essas plataformas o meio mais lucrativo para os malfeitores do que qualquer outro método para alcançar pessoas.

Para se ter noção, as fraudes representam 25% de todas as perdas relatadas por golpes nos EUA em 2021. Já em termos comparativos, o número de vítimas saltou de 5 mil em 2017 para 95 mil em 2021 — alta de 1.800% —, enquanto o prejuízo total aumentou em mais de 18 vezes durante o mesmo período.

Levantamento redes sociais FTC

Imagem: Divulgação/FTC

Curiosamente, a faixa etária de 18 a 39 anos reportaram duas vezes mais perdas de dinheiro do que adultos mais velhos.

Principais golpes de redes sociais em 2021

Ainda de acordo com o órgão americano, as fraudes envolvendo falsos investimentos — principalmente referentes a criptomoedas — foram os mais lucrativos e representaram 37% do prejuízo total. Nesta fraude, os golpistas prometem retornos absurdos e incentivam a vítima a investir, mas somem com o dinheiro após receberem.

O segundo “formato” mais lucrativo foram os golpes de romance. A fraude geralmente começa com um pedido de amizade inocente, seguido de uma conversa carinhosa e, inevitavelmente, um pedido de dinheiro. Mais de um terço das vítimas disseram que os golpes de romance começaram nas redes sociais Facebook e Instagram.

Embora não tenha sido o mais lucrativo, as fraudes em compras online foram as que mais captaram vítimas. Os quase 70% dos indivíduos afetados por este golpe afirmaram que fizeram um pedido (geralmente após um anúncio nas redes), mas nunca chegaram a receber a mercadoria.

Levantamento redes sociais FTC

Imagem: Divulgação/FTC

Dicas para prevenção

Juntos, golpes de investimentos, romance ou compras online foram responsáveis por mais de 70% das fraudes americanas oriundas de redes sociais em 2021. Por conta disso — e tendo em vista que os criminosos estão aperfeiçoando os métodos —, o FTC listou algumas dicas para evitar tornar-se uma nova vítima:

  • limite quem pode ver seus dados e informações pessoais nas redes sociais;
  • se possível, desative o recurso de publicidade direcionada;
  • sempre que receber um pedido de dinheiro de algum amigo ou parente, ligue para confirmar a solicitação;
  • desconfie caso um desconhecido tente forçar uma amizade ou romance e nunca dê dinheiro para quem não conheceu pessoalmente;
  • antes de efetuar uma compra, pesquise pela reputação e credibilidade da empresa (pode-se usar o Reclame Aqui, por exemplo).

Lembrando que as redes sociais certamente são muito úteis — ainda mais em tempos de pandemia. Ainda assim, os dados indicam que é necessário redobrar a atenção para evitar cair nas armadilhas dos golpistas.

Fonte: FTC

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments