As realidades aumentada e virtual já estão presentes em uma série de aplicações hoje em dia. Certamente, os games ainda são o cenário que mais chama atenção, principalmente com o lançamento de dispositivos mais modernos e cheio de recursos inovadores. Mas a seara de possíveis aplicações dessa tecnologia vai muito além: passa pela indústria, pela saúde, educação e agora começa a ser estudada também dentro dos carros.

Em uma parceria entre a Meta e a BMW, a nova proposta é tornar os momentos dentro dos veículos mais produtivos, socialmente interativos e, claro, divertidos.

Meta e BMW levam a realidade mista dentro dos carros

Imagem: divulgação

Anunciada em 2021, o projeto de pesquisa analisa como as realidades aumentada e virtual (AR e VR) poderiam um dia serem integradas aos veículos inteligentes – e, detalhe: nada para o motorista, apenas para transformar a experiência dos passageiros. Aliás, muito antes de nascer a parceria, a montadora alemã já estuda essa possibilidade de integrar AR em seus carros há mais de 10 anos.

Realidade aumentada e virtual em movimento

Porém, usar um óculos VR em uma sala é bem diferente de usá-lo dentro de um carro em movimento. A tecnologia de rastreamento, como a do Oculus Insight, usa sensores de movimento inercial e câmeras para estimar com precisão a localização e o movimento do headset.

Dentro do carro, em movimento, essas duas tecnologia entram em conflito: enquanto as câmeras observam o movimento em relação ao interior do carro, os sensores medem a aceleração e a velocidade de rotação em relação ao mundo. Assim, seria impossível exibir um conteúdo estável ao viajar dentro de um veículos. Pelo menos até então…

No projeto, que teve uma atualização divulgada por Mark Zuckerberg nesta quarta-feira (17), a Meta incorporou dados dos sensores de movimento dos óculos a um conjunto de sensores do carro em tempo real. Assim, foi possível calcular a localização dos óculos em relação ao veículo.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Mark Zuckerberg (@zuck)


Resultado: foi possível ancorar com precisão objetos virtuais em um carro em movimento, utilizando uma espécie de “gêmeo digital” do veículo.

“Nosso protótipo de pesquisa mostra que podemos proporcionar experiências divertidas e confortáveis para os passageiros, que estão atreladas ao próprio carro, incluindo jogos de VR e Realidade Mista, entretenimento, produtividade e até mesmo recursos de meditação”, comemorou Richard Newcombe, vice-presidente de pesquisa científica do Reality Labs Research.

“A tecnologia tem o potencial de transformar a maneira como podemos interagir com segurança com nosso ambiente enquanto viajamos e, enquanto avançamos em conteúdo confiável bloqueado pelo mundo na estrada para óculos de AR, esperamos que seja possível para os passageiros verem coisas como marcadores de pontos de referência, restaurantes, locais de interesse e muito mais”, completou Newcombe.

Meta e BMW levam a realidade mista dentro dos carros

Imagem: divulgação

“É muito cedo para dizer exatamente como ou quando essa tecnologia estará disponível para os consumidores, mas prevemos uma série de casos de uso em potencial para dispositivos XR em veículos – desde ajudar o motorista a localizar seu carro em um estacionamento lotado, até alertá-lo sobre perigos na estrada e exibir informações importantes sobre a condição do veículo”, comentou Claus Dorrer, head de tecnologia do BMW Group nos EUA.

“As implicações dos futuros óculos de AR e dispositivos de VR – tanto para passageiros quanto para motoristas – são promissoras. A parceria de pesquisa com a Meta nos permitirá descobrir como poderão ser as experiências imersivas de XR nos veículos no futuro e liderar a integração perfeita desses dispositivos nos carros”.

Meta e BMW levam a realidade mista dentro dos carros

Imagem: divulgação

Em comunicado, a Meta diz acreditar que a tecnologia pode – no futuro – revolucionar as viagens em carros, trens, aviões… revelando novas formas de interação, entretenimento e informação.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments