Atualmente, 22 capitais brasileiras contam com sinal ativo de 5G. A expectativa era de que, até 27 de novembro, o país todo já tivesse suporte à conexão de quinta geração. No entanto, isso deve acontecer antes do esperado.

Em entrevista para o programa A Voz do Brasil, Moisés Queiroz Moreira, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), disse que todas as capitais brasileiras terão suporte ao sinal até 28 de outubro.

“Está indo bem, dentro do previsto. A partir de janeiro, o 5G será implantado em cidades com população acima de 500 mil habitantes. Depois, em 30 de junho de 2023, cidades acima de 200 mil habitantes e assim sucessivamente”, disse Moreira.

5G

Imagem: Luiz Nogueira/TecMasters

No entanto, esse esforço pode não ter grande adesão da população, já que grande parte da população brasileira não conta com aparelhos compatíveis com o 5G atualmente.

O 5G além da velocidade

De qualquer forma, segundo Moreira, a grande importância da implementação é a aplicação da tecnologia em diferentes frentes cotidianas. Isso pode ser refletido na transformação de cidades em espaços inteligentes, com mais segurança, carros conectados e a telemedicina.

“Na telemedicina se fala muito na cirurgia a distância, com maior precisão, ou seja, não haverá latência e isso vai facilitar muito a vida, mas isso ainda é um futuro que está por vir”, cita Moreira como exemplo.

Por enquanto, o 5G ainda não chegou a Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

Via: Agência Brasil

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments