A partir desta segunda-feira (19), sete novas capitais brasileiras começam a contar com o sinal do 5G. Com essa etapa, há 22 capitais com cobertura do 5G no país.

A partir de agora, Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI) se juntam a outras 15 capitais de todo o Brasil que oferecem conexão de quinta geração para os usuários de celular.

A implementação foi decidida pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3,5 GHz (Gaispi) na última quarta-feira (14) e, agora, segue para a fase de ativação.

Segundo cronograma da Anatel, a implementação no Brasil todo deve ocorrer até 27 de novembro. Porém, essa data é apenas uma estimativa, pode ser que a ativação seja feita antes. Tudo vai depender da capacidade das operadoras de instalar antenas capacitadas para o recebimento do sinal.

Data para chegada do 5G

5G

Imagem: Marko Aliaksandr/Shutterstock

A previsão de novembro é muito à frente da data em que o 5G estaria disponível inicialmente por aqui. Anteriormente, a previsão era que, até 31 de julho, tudo estivesse funcionando.

No entanto, por conta de problemas na entrega de equipamentos e questões envolvendo a fabricação de dispositivos em decorrência da Covid-19 fizeram com que os adiamentos acontecessem.

De qualquer forma, a tecnologia agora está disponível em grande parte das capitais brasileiras e deve chegar em breve para todos que possuem smartphones compatíveis.

Via: Agência Brasil

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments