O Escritório de Patentes e Registro de Marcas (USPTO) dos EUA recebeu uma documentação da Microsoft, dona do Xbox, a qual sugere uma nova forma de exibir anúncios para jogadores dos consoles da empresa.

De acordo com a documentação, os tais anúncios seriam “personalizados”, mas não trariam nenhum tipo de alteração na experiência de jogo dos usuários, que não passariam por quebra de imersão nem tampouco teriam qualquer redução ou impedimento de gameplay em virtude das publicidades – ah, e elas seriam exibidas no Xbox One e Xbox Series S/X.

Xbox Series S

Imagem: Divulgação/Microsoft

Anúncios em jogos não são exatamente uma coisa nova: jogadores mais antigos lembrarão de Burnout Paradise – o original de 2008, lançado pela Electronic Arts, tinha outdoors do cenário veiculando propaganda de pedido de votos para Barack Obama, então candidato à presidência dos EUA contra John McCain, além de outras peças divulgando marcas como Burger King e Nike. E exemplos mais recentes incluem a parceria de várias marcas em Fortnite – desde Marvel até Balenciaga.

A ideia da Microsoft, no entanto, coloca mais ênfase no “personalizado” da coisa: a empresa de Washington não detalha exatamente como isso vai funcionar, mas exemplifica o plano dentro de um “jogo parecido com FIFA”, no qual “banners exibiriam propagandas personalizadas para o jogador”, ou ainda marcas com logotipos exibidos nas roupas de algum personagem.

Não querendo jogar vinagre nas águas da Microsoft, mas a Capcom meio que já tentou essa parte do “marcas na roupa” e o resultado…não foi dos melhores…

Noutra parte da documentação, a Microsoft cita a crescente popularidade do cloud gaming, e como a natureza baseada na internet deste pilar do setor, junto dos anúncios personalizados, só faria aumentar a imersão do jogador dentro da partida. Novamente, porém, a empresa não detalhou exatamente “como” isso funcionaria.

Com base na simplicidade e na ausência de aspectos técnicos da documentação, é possível especular com certo grau de certeza que a Microsoft não deve implementar nada remotamente próximo a isso tão cedo. A empresa não comentou sobre o assunto.

via Resetera

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