Não que isso seja um problema ou mesmo algo inesperado, mas a Microsoft eventualmente deixa de suportar versões antigas do Windows. Faz sentido, considerando que a empresa foca seus esforços nas iterações mais novas do sistema operacional.

Ainda assim, entusiastas da computação retrô gostam de mexer com sistemas antigos e às vezes, o acesso a eles fica meio dificultado. Eis que entra o “Windows Update Restored”, um site independente que, essencialmente, se dedica a oferecer arquivos de atualização e segurança para versões antigas do sistema operacional da Microsoft.

“Desde 2011, quando a Microsoft desligou quase todos os sites do Windows Update, a função destinada para sistemas mais velhos não funciona mais. A única forma de instalar atualizações depois desse ponto seria por meio de instaladores terceirizados, que não cobrem todos os updates que o sistema operacional daria suporte. Então, com esse projeto, agora você pode atualizar sistemas operacionais antigos desde o Windows 95 até o Windows XP RTM que a gente usava antigamente.” – Windows Update Restored

O site ainda ressalta que não é, de nenhuma forma, afiliado à Microsoft – e isso também vale para as páginas de download. Em outras palavras, os links são terceirizados e, embora funcionais, o cuidado é sempre imperativo aqui.

Captura mostra página principal do Windows Update Restored

Imagem: Windows Update Restored/Reprodução

Isso levado em consideração, o site pede para que as atualizações sejam feitas pelo Internet Explorer – que o site também oferece para download, já que até esse navegador já deixou de ser apoiado pela Microsoft.

Evidentemente, trata-se de um projeto voltado a um público bastante específico, que provavelmente já sabe lidar com questões de segurança. Mas de qualquer forma, se você resolver experimentar as ofertas do projeto, não esqueça de manter suas proteções digitais em alta.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments