O Windows 11 foi lançado oficialmente na última terça-feira (5) e diversos usuários já instalaram o sistema operacional em seus PCs. Já alguns usuários que fizeram o upgrade estão tendo um bug que os impede de usar corretamente um dos recursos mais aguardados do novo sistema.

De acordo com relatos publicados no Reddit, após terem atualizado para o Windows 11, alguns usuários ficaram sem acesso ao “novo menu Iniciar”. Assim como mostra a imagem abaixo, o menu permanece praticamente o mesmo que era visto no Windows 10.

Wndows 11 com menu iniciar antigo (bug)

Reprodução: Mastermind1703

Além da ausência do novo menu Iniciar, até mesmo outras mudanças que poderiam ser aplicadas na barra de tarefas não estariam funcionando da forma que deveriam.

Como solucionar o problema do menu Iniciar no Windows 11

A Microsoft ainda não tem uma solução oficial para corrigir o problema descrito acima, mas alguns usuários já tiveram sucesso com um pequeno procedimento. Confira:

  1. Inicie o Windows 11 normalmente e aperte junto as teclas “Win + i” para abrir a tela de “Configurações”;
  2. Entre em “Windows Update”;
  3. Clique em “Histórico de atualizações”;
  4. Vá em “Desinstalar atualizações”;
  5. Desinstale as últimas atualizações instaladas, que devem aparecer com a sigla KB;
  6. Reinicie o computador.

De acordo com as publicações feitas no Reddit, não é uma atualização específica que está causando o problema, mas várias, o que faz necessário desinstalar mais de um patch. O procedimento acima, vale lembrar, deixará o PC com algumas correções de segurança a menos, mas os patches podem ser obtidos novamente através do Windows Update.

Além desta solução, outras pessoas conseguiram fazer o “novo menu Iniciar” funcionar corretamente ao criar um novo usuário no Windows 11.

Comentários

1

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • marcelo g
    9 de outubro de 2021 - 09:39

    tenho acompanhado nas redes sociais e nos foruns e minha queixa a respeito da empresa e da aualização do sistema operacional é de inumeras pessoas com maquinas novas com dois anos ou três e com configurações boas, que atendem o minimo exigido para funcionar, no meucaso é o processador da intel que atende tudo exigido como minimo e até suprea o exigido, porem esta fora da “lista de convidados”. o maior problema não é nem a atualização que em minha opiniao e de milhares de pessoas é elitista e que nos despresa, mas a empresa so dar suporte ao windows 10 só ate 2025, um desrespeito com o consumidor, a resposta da empresa é troque seu com [Editado pelo Reclame Aqui] dor ou notebook, vamos fazer um paralelo com os smartphones e o resultado é simples com a microsoft somos tratados como descartaveis, simples assim.