Wild Hearts, também apelidado de “Monster Hunter da EA”, é bem legal – ao menos é o que parece ser o consenso da crítica. Mas em sua versão para PC, a coisa fica mais problemática, com relatos de gargalos de processamento de vídeo e áudio, quedas bruscas de taxa de quadros e outras dificuldades de performance.

Enquanto a EA não se pronuncia sobre os problemas e qualquer palavra sobre um patch de correção é, no presente momento, pura especulação, alguns usuários mais “malandros” da Steam conseguiram minimizar os percalços dos jogadores de Wild Hearts na plataforma, por meio de uma “gambiarra” bem simples de ser executada:

Wild Hearts: como consertar os problemas da versão PC?

Sim, a gente falou bem sério: esse é provavelmente o formato temporário de solução mais simples de ser implementado em um jogo para PC – nada de mexer em códigos ou digitar comandos específicos em menus técnicos. Para você minimizar as dificuldades de desempenho do jogo no seu computador, tudo o que você precisa fazer é…

…mudar o sistema de som no menu de opções.

No momento da instalação, por padrão, Wild Hearts vem com a saída “Stereo” selecionada. Na verdade, isso é comum à maioria dos jogos, haja vista que nem todo mundo conta com um sistema de som isolado, dedicado à reprodução dos games (via de regra: a maioria dos jogadores conta com sons nativos, vindos da TV ou do próprio computador – ainda são poucos os que compram aparelhagem sonora exclusiva).

Por alguma razão, isso faz com que o jogo – que promete 60 quadros por segundo dependendo da configuração da sua máquina – esteja entregando coisa de 20 a 30, mesmo em computadores especificamente montados.

A solução, então, foi alterar para a opção “7.1 / 5.1” da saída de som: ambas as frequências são derivativas do som surround (ambiente) e, normalmente, elas vêm selecionadas quando o sistema identifica caixas de som ou outros dispositivos sonoros dedicados. Teoricamente, o som é melhor (especialmente se você usa headphones).

No caso de Wild Hearts, essa simples alteração faz o jogo rodar muito perto do que deveria, tornando a experiência mais proveitosa.

Nós pesquisamos o motivo disso acontecer mas, mesmo em fóruns especializados de engenheiros de som, não identificamos nenhuma justificativa para isso. Na verdade, encontramos até posts de especialistas dizendo que uma coisa não tem nada a ver com a outra, já que a taxa de quadros (frames per second, ou “FPS”) é uma atribuição da resolução de vídeo, não de som.

Ainda assim, a ideia parece ter ressoado com a comunidade Wild Hearts no PC: no post original da Steam, vários usuários responderam ao autor da dica agradecendo-o pela gambiarra ter funcionado bem.

Ironicamente, problemas similares apareceram durante o acesso antecipado ao jogo nos consoles, mas não há informações sobre alteração de saída de som facilitando esta parte nas plataformas de mesa. Para elas, no entanto, a EA já prometeu um patch de correção após o lançamento.

É seguro dizer que o mesmo corretivo será aplicado ao PC também, mas por enquanto, não há uma previsão disso acontecer e, por isso, essa dica do som é a melhor que teremos até segunda ordem.

Wild Hearts foi lançado no último dia 16, para Windows, PlayStation 5 e Xbox Series S/X.

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