O aplicativo e serviço de caronas Waze Carpool, um derivado do Waze, subsidiário do Google, será terminantemente desligado a partir de setembro, segundo informou a empresa de Mountain View ao site The Verge, via e-mail.

Segundo as informações, a entrada da pandemia da COVID-19 fez com que as pessoas passassem a trabalhar mais de casa, sem necessidade de burlar o trânsito engarrafado das grandes metrópoles e, consequentemente, compartilhassem cada vez menos caronas.

Imagem mostra o logotipo do Waze Carpool

(Imagem: Waze/Reprodução)

De acordo com o e-mail:

“Ainda que o Waze seja um app de informações de trânsito predominantemente pré-COVID, hoje, a proporção de demandas por viagens não compartilhadas superam as de carona. Isso significa que temos uma oportunidade de encontrar formas ainda mais impactantes de criar uma comunidade global que compartilhe insights de trânsito em tempo real e ajude uns aos outros a contornar o trânsito — isso é o que sempre fez do Waze algo verdadeiramente especial.”

Trocando em miúdos: cada vez menos gente tem preferido pedir carona, preferindo ir com seus próprios carros ou, ainda, pedir por algum serviço de transporte privado, como Uber ou 99 – ironicamente, o próprio Uber contava com um “Uber Pool”, que depois viria a se chamar “Uber Juntos” – este não foi oficialmente descontinuado, mas está suspenso desde o começo da pandemia, em março de 2020.

A proposta do Waze Carpool era bem simples em sua concepção: donos de carros que estivessem indo para uma determinada região poderiam disponibilizar caronas para pessoas interessadas em seguir pela mesma rota. O “caroneiro” teria que ter um meio de pagamento válido em sua conta no Google para que lhe fosse cobrado um valor determinado conforme a distância percorrida.

Na prática: “rachar” uma corrida, como diz a expressão no Brasil.

Entretanto, a chegada da pandemia reformulou rotinas e, agora, mesmo com vacinas e prevenções bem conhecidas, muitas pessoas adotaram a vida em home office como uma realidade imutável: muitas empresas passaram a oferecer soluções de teletrabalho ou condução de demandas à distância e, mesmo as maiores companhias, criaram formatos híbridos que reduziram o volume de uso de transporte – público ou individual. Uma reportagem recente do Washington Post, embora direcionada ao público local, ressalta bem isso.

O Waze Carpool era integrado ao serviço de GPS Waze, mas também funcionava por meio de aplicativo próprio. A parte das caronas da empresa, então, morre, mas o GPS continuará normalmente.

Fonte: Engadget (via The Verge) | Washington Post

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments