Em mais um capítulo da série “você tem problema na cabeça” “para que fazer isso”, a fabricante do Steam Deck, Valve Corporation, veio a público para pedir que os usuários do console portátil de jogos parem de…inalar o ar que sai das saídas do aparelho. Sim, é sério. Não, a gente não conseguiu segurar a risada. Mas calma: claramente, isso deve ter um motivo, certo?

TikTok. O motivo se chama “TikTok”. Como praticamente todo hábito de ingerir ou aspirar coisas nada saudáveis aos seus corpos (se lembra dos tide pods, aquelas pastilhas de sabão para lavar roupas?), internautas aparentemente se inspiraram em um meme e começaram a afundar as narinas nos exaustores do Steam Deck, jogando para dentro de seus canais olfativos qualquer coisa que saísse deles.

Steam Deck OLED (3)

Imagem: reprodução/Valve

O meme começou de maneira tímida no lançamento do primeiro Steam Deck, em 2022, e parece seguir firme e forte com a chegada do Steam Deck OLED. Segundo a “piada”, o ar que sai das saídas do aparelho tem “cheiro de Cheetos e roupa recém lavada”, e alguns brincam que isso causa até “visões do próprio Gaben” – em referência a Gabe Newell, CEO da Valve.

Apesar da empresa dizer que não há nenhum risco imediato, ela ainda pede que a prática de inalar as saídas de ar do Steam Deck seja evitada. Isso porque essa parte do aparelho é, tecnicamente, um exaustor. E como qualquer exaustor – seja um pedacinho de um computador ou o escapamento de um carro – existe a chance de que químicos potencialmente tóxicos sejam ejetados por ele. Obviamente. Evidentemente.

O pior é que não é nem a primeira vez que algo assim faz as rondas na internet: um passeio rápido pelo fórum oficial da Apple conta com vários posts alegando que Macbooks têm “cheiro de limão” e iPhones, de esmalte de unhas ou ácido de bateria. Aparentemente, tem toda uma comunidade de “cheiradores de saídas de ar” por aí, e eles estão todos à solta.

Isso dito, vamos reforçar o conselho da Valve: não cheire as saídas de ar do Steam Deck. Na verdade, não faça isso com nenhum componente de exaustão. Não é porque os riscos são baixos e você pode fazer, que você deveria fazer. E na eventualidade de você perceber algo estranho – ou mais estranho que você ativamente cheirar um exaustor – procure um médico o quanto antes.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments