Depois de inúmeros adiamentos e incertezas, Starfield finalmente está finalizado: em uma sessão de perguntas e respostas em seu servidor no Discord, a publisher Bethesda Game Studios confirmou que o jogo de exploração espacial finalmente atingiu o status de “Gold” (“dourado”, na tradução literal) – um jargão que, na indústria, significa que um produto está finalmente pronto para início de vendas.

Starfield vinha sendo chamado, no período de seu anúncio, de “Skyrim, só que no espaço” por alguns fãs. O jogo vendia a ideia de ampla exploração planetária, com interações entre vários personagens e um nível de imersão fora do comum. O título acabou enfrentando vários percalços em seu desenvolvimento, mas a apresentação do Xbox Showcase em junho deste ano revelou que, na verdade, o título da Bethesda era consideravelmente maior do que havia sido divulgado.

Com isso, as esperanças foram renovadas para um lançamento ainda em 2023 e, veja só, chegamos ao ponto atual: com o seu desenvolvimento finalizado, o jogo está pronto para chegar – e promete fazer isso em grande estilo.

De acordo com a Bethesda, o preload (uma espécie de “agendamento de download”) do jogo começa hoje (17) no Xbox Series S/X e no PC pela Microsoft Store (140 GB). Na Steam (127 GB), ele chega até o final do mês (30). Vale lembrar que Starfield é exclusivo dessas duas plataformas e não verá uma versão no PlayStation.

Starfield

Imagem: divulgação/Bethesda Softworks

Paz não será uma opção em Starfield

De acordo com o Discord, algumas informações antes desconhecidas por nós vieram à luz: jogadores serão capazes de adquirir – e manter – diversas residências ao longo do jogo. Algumas serão conquistadas como recompensa de missões, outras poderão ser compradas com a moeda interna do título.

Um detalhe que chamou a atenção, no entanto, foi a ausência de uma “partida não letal”. Alguns jogadores gostam de se desafiar ao impor condições de combate específicas e alguns jogos até adotaram isso como mecânica de jogo: Deus Ex, Watch Dogs e Dishonored são dois exemplos

Não em Starfield: apesar da não violência ser um dos caminhos mais recomendados, a Bethesda afirmou durante a conversa no Discord que uma partida “100% pacífica”, ou seja, sem matar nenhum inimigo, não será possível. O jogo conta com opções não letais e a publisher até recomenda o uso delas sempre que possível, mas devido à progressão narrativa, alguns inimigos inevitavelmente serão levados à morte.

Outros detalhes interessantes da conversa incluem:

  • foco em três religiões primárias (Sanctum Universum, Os Iluminados e a Casa de Va’ruun), mas com menções às doutrinas de fé do mundo real
  • mais de 20 companheiros nomeados, com panos de fundo narrativo próprios, poderão se unir à sua tripulação e agirem como membros de equipe para exploração e combate
  • ainda sobre companheiros, eles não vão “subir de nível” como se espera de um RPG, mas eles terão benefícios adquiridos em certos rankings
  • membros da sua tripulação serão contratados com um pagamento único (nada de salário)

Starfield tem lançamento marcado para 6 de setembro de 2023.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments