A próxima geração de processadores para dispositivos móveis da Qualcomm vai oferecer novos recursos de inteligência artificial (IA) e melhor conectividade 5G para celulares intermediários. Os novos Snapdragon 6 Gen 1 e 4 Gen 1 foram anunciado esta semana e devem ser oficialmente apresentados no evento anual da empresa, em novembro, no Havaí.

Mais do que isso, segundo Deepu John, gerente de produtos da empresa, os novos chipsets “oferecem atualizações para permitir avanços na captura (foto), conectividade, entretenimento e IA”, disse.

Snapdragon 6 Gen 1 & Snapdragon 4 Gen 1

Imagem: Qualcomm

Snapdragon 6 Gen 1

O mais poderoso é o Snapdragon 6 Gen 1 – uma evolução de nomenclatura da “série 600” da Qualcomm. Com capacidade para tirar fotos de até 108 MP e capturar vídeos em HDR, o processador promete desempenho em atividades de IA até três vezes melhor em comparação com seu antecessor.

A fabricante diz que o novo chipset tem desempenho até 40% melhor do que o Snapdragon 695, lançado no ano passado. Já a GPU terá um ganho de renderização gráfica de até 35%.

A plataforma ainda traz suporta ao 5G, com acesso a mmWave e frequências sub-6Ghz para conectividade mais rápida. O chip também tem Wi-FI 6E, o último padrão da tecnologia.

Snapdragon 4 Gen 1

Já o Snapdragon 4 Gen 1 é um pouco mais modesto. Ainda assim, promete um novo patamar de desempenho para smartphones de entrada, com CPU até 15% mais eficiente e um ganho de até 10% na qualidade gráfica na comparação com o último processador da série, o “480 Plus”.

Na prática, a evolução do chipset deve se traduzir em maior vida útil da bateria, suporte de hardware para assistência de voz de IA e, assim como seu irmão maior, capacidade de tirar fotos de até 108 megapixels.

O novo chip “Série 4” também tem conectividade 5G, mas apenas com suporte a sub-6Ghz; o Wi-Fi ainda é o 5, o mais antigo.

Quando chega

Os primeiros aparelhos com os novos processadores intermediários devem começar a aparecer no mercado a partir do primeiro trimestre de 2023.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments