Em 2020, com a chegada do Galaxy S20 Ultra, a Samsung introduziu o Zoom Espacial, uma ferramenta que prometia aproximar imagens em níveis impressionantes. Desde então, a empresa usou fotos tiradas da Lua usando a tecnologia para divulgação.

Agora, um usuário do Reddit, identificado como ibreakphotos, acumulou evidências de que essas imagens compartilhadas pela Samsung não são exatamente reais, já que, aparentemente, usam um modelo de inteligência artificial (IA) para reunir dados e criar uma foto de alta resolução.

Para comprovar sua afirmação, ele baixou uma imagem da Lua na internet e reduziu sua resolução para níveis bastante baixos (170 x 170). Em seguida, ele aplicou desfoque, removendo todos os detalhes.

Em seguida, ele aumentou o desfoque para 4x e simplesmente apagou as luzes de seu quarto, deu zoom no monitor e usou o smartphone para tirar uma foto. O usuário chegou a fornecer uma comparação de como era a foto original e o resultado da imagem.

Imagem Lua smartphone - Samsung

Imagem: Reddit/Reprodução

Fotos da Lua da Samsung são de mentira?!

Ele explica que, ao que parece, a Samsung aproveitou um modelo de IA que incorpora detalhes a imagens da Lua, como crateras e outras formas que estão faltando. A ferramenta, treinada com milhares de imagens da Lua, oferece visões mais agradáveis do que o esperado.

“A Samsung está usando uma rede neural treinada em diversas imagens da Lua para recuperar/adicionar a textura da Lua em suas fotos e, embora alguns pensem que essa é a capacidade da sua câmera, na verdade, não é. E não é nitidez, não é adição de detalhes de vários quadros porque nesse experimento, todos os quadros contêm a mesma quantidade de detalhes”, descreveu o usuário.

Essa questão entra na famosa frase de que as imagens são meramente ilustrativas – e, ao que parece, as empresas não medem esforços para fazer isso valer. De qualquer forma, pode ser que a Samsung se pronuncie e dedique recursos de desenvolvimento para comprovar se suas imagens são verdadeiras.

Via: WCCFTech

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments