Acidentes de trabalho são comuns. Mas o que aconteceu em uma fábrica da Tesla em Austin, no Texas (EUA), foi um pouco além disso: um robô simplesmente cravou as garras nas costas e braços de um funcionário e prendeu-o, deixando um “rastro de sangue” no estabelecimento.

O incidente aconteceu em 2021, mas só foi descoberto agora por meio de um relatório enviado pela empresa para manter os incentivos fiscais na região.

Fábrica da Tesla

Imagem: reprodução/Tesla

Justiça seja feita, não se tratou de uma “rebelião das máquinas”. Na verdade, o robô era um dos três encarregados de agarrar e mover peças de alumínio de automóveis. Os outros dois haviam sido desligados para a manutenção de funcionários. Esse, contudo, continuou ligado.

Como resultado, a máquina agarrou um dos trabalhadores “por engano” e só o soltou quando o botão de emergência foi acionado. O funcionário, por sua vez, caiu alguns centímetros em uma rampa projetada para coletar sucata de alumínio.

Os relatórios apontam que o engenheiro de software sofreu cortes que deixaram marcas de sangue no chão da fábrica em Austin. Felizmente, no entanto, ele não precisou ser afastado do trabalho.

Tesla acumula acidentes com robôs

O ponto é que esse é apenas um dos acidentes envolvendo robôs na fábrica da Tesla em Austin nos últimos anos, de acordo com relatórios recentes. Inclusive, é dito que um em cada 21 funcionários foi ferido na instalação durante o ano passado.

Para piorar a situação, uma advogada que representa trabalhadores da Tesla disse que o número de incidentes ocorridos na fábrica é subnotificado, uma vez que alguns casos não chegaram a figurar em relatórios enviados às autoridades.

“Tivemos vários trabalhadores feridos e um trabalhador que morreu, cujos ferimentos ou morte não estão nestes relatórios que a Tesla deveria preencher e enviar com precisão ao condado para obter incentivos fiscais”, denunciou a advogada ao MailOnline.

Procurada pelo Metro, a empresa de Elon Musk ainda não se pronunciou sobre os relatos de incidentes em sua fábrica.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments