Considerado o Rei do futebol, Edson Arantes do Nascimento (popularmente conhecido como Pelé) faleceu na última quinta-feira (29) aos 82 anos. Internado há um mês no hospital Albert Einstein, o ex-jogador brasileiro enfrentava um câncer de cólon que, infelizmente, progrediu e ocasionou uma falência múltipla de órgãos.

Diversas homenagens foram feitas pelo planeta, que o reconhece como o maior jogador de todos os tempos dentro das quatro linhas. Mas o que muitos não sabem é que, além de ter deixado um legado eterno no mundo da bola, Pelé também teve participações importantes no universo dos videogames.

E depois de todas as alegrias que o Rei deu aos brasileiros, nada melhor que retribuir parte disso ao relembrar de suas aparições que também fizeram parte da história dos jogos.

Relembre as participações de Pelé nos videogames

  • Pelé’s Soccer

Talvez muitos não se lembrem, mas a primeira participação da lenda do futebol nos videogames foi no título Pelé’s Soccer, em 1981. A limitação gráfica do jogo de Atari 2600 não trazia uma real representação do jogador, mas vale lembrar que, além de ter seu nome carregado no game, Pelé também fez parte da divulgação.

  • Pelé

Após a primeira aparição no Atari, o Rei voltou aos consoles em 1993 no jogo Pelé, lançado para Sega Genesis. Apesar de apresentar gráficos tridimensionais que eram vistos como inovadores para a época, o título não teve uma recepção tão positiva e a Sega até mesmo recusou-se a lançá-lo na Austrália.

  • Pelé II: World Tournament Soccer

Mas se o jogo de 93 não vingou, Radical e Accolade deram uma nova chance à série com Pelé II: World Tournament Soccer, lançado um ano depois — também para o Sega Genesis. O game trouxe melhorias em relação ao seu antecessor, mas talvez não tenha sido o sucesso esperado.

  • Academy of Champions: Soccer

Seguindo a linha do tempo, o melhor jogador de todos os tempos voltou a dar as caras em 2009, em Academy of Champions: Soccer criado para o Wii. In-game, a lenda foi representada como o coordenador de uma escola de futebol para que os players criassem seus personagens e avançassem nos desafios.

  • Fifa

A série Fifa — que vai deixar de se chamar Fifa — também tratou de homenagear Pelé ao longo dos anos. Desde 2014, o ex-jogador pode ser adquirido via cards no modo Ultimate Team. E dizem as boas línguas que ele é extremamente roubado.

Vale frisar que a franquia ainda homenageou o Rei no Fifa 23. Após a notícia do falecimento do ex-atleta, a EA tratou de dar um mosaico de Edson Arantes do Nascimento para todos os jogadores.

  • Pelé: Soccer Legend

Sim, o Rei também figurou em dispositivos mobile com Pelé: Soccer Legend, lançado em 2016. O game, que não está mais disponível no Google Play ou App Store, trazia fases com situações de chutes, faltas, dribles ou lances. Não era um título fiel à uma partida de 90 minutos, no entanto, foi intitulado com o nome do Rei.

  • Rocket League

Em 2020, a lenda ganhou uma homenagem de Rocket League. Por ser um game que mistura futebol com carros, o ex-jogador não ganhou um personagem efetivamente jogável. Ao invés disso, o título disponibilizou alguns itens de personalização em sua loja que faziam alusão aos feitos do atleta.

  • Fortnite

Por fim, o craque também figurou em Fortnite — mas de uma maneira diferente. Ao invés de uma skin do jogador, o Rei teve sua icônica comemoração de “soquinho no ar” incorporada como gesto no game.

Pelé pode ter nos deixado, mas jamais será esquecido.

Descanse em paz, Rei.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments