Apertem os cintos, o piloto sumiu! Ou melhor, tente confiar na tecnologia. Na semana que vem, o Reino Unido vai inaugurar sua primeira rede de ônibus autônomo, sem motorista, na Escócia. O serviço promete transportar 10.000 passageiros por semana em uma rota de 22,5 km.

“A tecnologia autônoma foi testada antes, mas esta é a primeira vez que foi colocada em um ônibus que agora é um serviço local registrado”, explicou Peter Stevens, diretor de política do serviço de transportes local.

A partir desta segunda-feira (15), os ônibus, que rodarão a até 80 km/h, terão apenas um “motorista de segurança” atrás do volante para monitorar a tecnologia, conforme exigido pela lei do Reino Unido, que ainda não permite veículos totalmente autônomos.

Mas enquanto estiver no modo autônomo, os motoristas não tocarão qualquer controle do veículo. O condutor de segurança também cuidará da emissão de bilhetes e das consultas dos passageiros.

Reino Unido lançará primeiro serviço de ônibus sem motorista

Imagem: divulgação

Equipado com sensores e radares para evitar colisões e acidentes, o sistema da frota de ônibus inclui um mecanismo de inteligência artificial que recebe informações de todo o veículo para determinar sua localização exata e calcular a rota mais segura até seu destino.

“O sistema foi projetado para aumentar a segurança”, disse Stevens. “O motorista agora tem visão de 360 graus e o sistema pode responder mais rápido do que um ser humano em termos de tempo de reação”.

Reino Unido lançará primeiro serviço de ônibus sem motorista

Imagem: divulgação

Ônibus sem motorista

No ano passado, um ônibus sem motorista foi testado como parte de um experimento na Coreia do Sul. Em 2021, um ônibus elétrico autônomo começou a operar em Málaga, na Espanha, em um projeto apresentado como o primeiro na Europa. No início deste ano, foi a vez de Cingapura inaugurar um teste de transporte coletivo autônomo no país.

Via: Techxplore

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments