Ele está em praticamente todo produto há quase 50 anos e já é bastante familiar para todos nós. Com linhas verticais finas e grossas, o código de barras é usado universalmente, mas parece que seus dias estão contados. O formato deve ser eliminado e definitivamente substituído pelo QR Code até 2027.

Apesar de extremamente útil ainda hoje, com quase meio século de uso, o código de barras é bastante limitado quando comparado às versões 2D – o código QR pode trazer naqueles quadradinhos muito mais informações codificadas em combinações nos eixos vertical e horizontal.

QR Code vai substituir o tradicional código de barras até 2027

Imagem: Shutterstock

Código de barras vs. QR Code

Enquanto os tradicionais códigos de barras padrão contém apenas 12 dígitos para identificar um produto, o QR Code pode revelar muito mais sobre um determinado item, como, por exemplo, melhorar o controle de estoque de um supermercado, ajudar na identificação rápida de produtos com defeito e até controlar melhor o prazo de validade de alimentos.

Os consumidores também ganham. Com um smartphone, ao ler o código 2D, é possível obter informações como os ingredientes presentes, sugestão de receitas, possíveis alérgenos e muito mais. Através do QR Code também é possível dar acesso a pontos de fidelidade, jogos e cupons.

QR Code vai substituir o tradicional código de barras até 2027

Imagem: Shutterstock

Nos Estados Unidos, a Puma foi a primeira empresa a anunciar o uso do QR Code em seus produtos. Os códigos trarão informações sobre os materiais dos tênis e os esforços de sustentabilidade da empresa. No Japão, Austrália e Nova Zelândia, o código 2D também já está sendo usado para mostrar o frescor e o prazo de validade dos alimentos.

A GS1 US, organização de padrões sem fins lucrativos que supervisiona a indústria de códigos de barras, está por trás do esforço ‘Sunrise 2027’ para substituir definitivamente os códigos de barras até 2027.

Via: Axios

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments