Em novembro, uma equipe de engenharia reversa disse que concluiu um de seus projetos mais ambiciosos: a descompilação da ROM de “The Legend of Zelda: Ocarina of Time“. Agora, usando esse projeto, um grupo diz que se aproxima do lançamento de um port de PC totalmente modificável para o game.

A equipe, que se identifica como Harbour Masters, disse que o esforço está 90% concluído. Portanto, o game deve estar pronto para lançamento no fim de fevereiro. A grande questão, e o que dificulta o trabalho, é que o jogo se encontra na linguagem de programação C.

Isso quer dizer que não é simplesmente fazer o jogo rodar em um PC. É necessário descompilar o game e “traduzi-lo” de forma que funcione – e isso leva tempo.

Zelda

Imagem: Kenix/Harbour Masters

Quando assumiram o projeto, a equipe começou “removendo todos os atores [por exemplo, objetos interativos como inimigos, placas de sinalização e paredes bombardeáveis] e muitos sistemas para simplificar o processo de compilação e o que precisa ser alterado para que seja carregado”.

Esses elementos foram lentamente adicionados de volta assim que alguns problemas foram resolvidos. “Isso nos deu ótimos resultados após apenas algumas horas de trabalho devido ao que aprendemos”, disse Kenix, um dos desenvolvedores envolvidos no projeto.

No entanto, ele admite que alguns problemas ainda precisam ser resolvidos, como é o caso de questões envolvendo renderização. Portanto, a equipe ainda tem um trabalho e tanto pela frente.

Zelda Ocarina

Imagem: Kenix/Harbour Masters

Os planos para o lançamento do projeto incluem suporte a 60 fps – o que seria um problema já que o game roda nativamente a 20 fps -, suporte a mods dos jogadores e widescreen. No entanto, antes de tudo acontecer, a Harbour Masters está dando os retoques finais na compilação de arquivos de “Zelda: Ocarina of Time”.

Para acompanhar o progresso da equipe, eles possuem um servidor no Discord chamado Ship of Harkinian em que eles postam atualizações regulares sobre “The Legend of Zelda: Ocarina of Time” no PC.

Via: ARS Technica

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments