As operadoras de telefonia Claro, Vivo e Tim planejam acabar com a oferta de planos que incluem acesso a aplicativos como WhatsApp e redes sociais sem desconto na franquia de dados móveis, para focar em otimização de ganhos e investimentos em capacidade e ampliação da infraestrutura do 5G, segundo reportagem do Estadão.

WhatsApp

Imagem: oasisamuel/Shutterstock.com

A estratégia é conhecida como “zero rating”, que concede a gratuidade para determinados serviços, permitindo que clientes com alguns planos de internet móvel usufruam do acesso a redes sociais, mensageiros e outras plataformas sem descontar do valor da franquia contratada.

A adoção da mudança estaria ligada à busca por otimizar ganhos e investimentos na capacidade das redes dessas operadoras, além da ampliação da infraestrutura do 5G no país.

Para José Félix, presidente da Claro, o “zero rating foi um erro, um equívoco”. No entanto, ele afirmou que a prática tende a ser revista: “não há nada que não possa ser consertado”.

“Não tenho dúvida que o zero rating foi um erro, um equívoco”, afirmou o presidente da Claro, José Félix, em entrevista recente. Essa prática, entretanto, tende a ser revista, segundo o executivo. “Não há nada que não possa ser consertado”.

Ao Estadão, a Vivo afirmou que está em um processo gradativo de corte da política comercial de zero rating. Já a Tim disse estar avaliando o tema. A Claro também estuda ações nesse mesmo sentido.

 

Com informações Estadão e Tudo Celular

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