Há duas semanas, nós falamos sobre o mod Inworld Sentient Streets, que usa da inteligência artificial para dar mais contexto ao jogo Grand Theft Auto V (GTA V). O mod em questão adicionava 30 modelos de IA e tornava as interações com personagens não jogáveis mais contextualizadas, além de criar uma história paralela aos eventos originais do game.

Infelizmente, a Take-Two Interactive, dona da publisher Rockstar Games, derrubou o material alegando violação de direitos autorais contra o autor do mod – o especialista conhecido como “Bloc”, que viu seu canal no YouTube e a página da expansão serem atacadas pela empresa. A fim de evitar mais brigas, o próprio Bloc escolheu remover o arquivo de download da página de modificações dedicadas a GTA V.

Imagem mostra arte conceitual e cenas de Inworld Sentient Streets, um mod de GTA V

Imagem: NexusMods/Reprodução

O comunicado assinado pelo próprio Bloc segue na íntegra logo abaixo:

“Ontem [17], a Take-Two Interactive sinalizou o meu canal com uma violação de direitos autorais em relação ao meu vídeo sobre GTA V, e o YouTube removeu o vídeo imediatamente, sem me dar uma chance de me explicar.

O motivo para essa derrubada feita pela Take-Two e o YouTube se deu por eu ter usado o software dela (GTA V) no vídeo. Ninguém da Take-Two entrou em contato comigo antes disso, eles simplesmente derrubaram o vídeo sem aviso prévio. Há dois dias, a minha conta no Netlify também havia sido suspensa. Eu usava o Netlify para hospedar o guia de instalação para o mod.

Eu procurei o e-mail do reclamante exibido pelo YouTube (que tinha um endereço da Take-Two), na expectativa de que isso fosse apenas um mal entendido ou que eles pudessem me dar uma justificativa para isso. Talvez isso tenha ocorrido de forma automática, mas a evidência sugere que a ação foi deliberada e manual, pedida por eles. Eu também não tive resposta por esse lado. Tudo indica que eles simplesmente começaram a atacar o mod em todas as frentes.

Eu devo dizer, como uma pessoa que cresceu com a série Grand Theft Auto e curtiu todos os seus jogos ao longo dos anos, essa atitude hostil contra mim e o mod é bem decepcionante. Essa acusação de violação impede minha capacidade de monetizar meus vídeos pelos próximos três meses, e permanece uma marca no meu canal mas, mais importante, isso pode levar ao cancelamento da minha conta caso continue. Se houve algo potencialmente violador no vídeo (como algo que eu possa ter dito, ou o thumbnail, ou algo na descrição etc.), eu ficaria feliz em discutir com o contato da Take-Two, tivessem eles apenas me enviado um e-mail. Ao invés disso, eles preferiram uma abordagem não comunicativa.

Como eu nunca fui de fato um youtuber e minha contagem de inscritos sempre foi média para baixa, eu nunca dependi de receita do YouTube, então não ser capaz de monetizar meu canal por um trimestre não é algo que mude a minha vida. Entretanto, o conhecimento de que todos os meus vídeos continuarão a exibir anúncios para vocês, que tiram benefícios dos meus vídeos e do meu esforço, sem que eu receba nada por isso, é um fator que me desencoraja de continuar criando conteúdos e mods no futuro.”

O mod em questão permitia uma série de interações ausentes no jogo original: essencialmente, não só os diálogos eram imaginados por meio da inteligência artificial (IA), como você também poderia respondê-los via microfone, caso contasse com um acessório do tipo conectado ao PC.

A Take-Two não é estranha a atacar a comunidade de modders, tendo ela própria já agido contra expansões que inseriam, por exemplo, modos de realidade virtual (VR) para GTA V, Red Dead Redemption 2 e Mafia. Em outros casos, a empresa chegou a mover processos judiciais contra mods de GTA 3 e Vice City.

Os jogos da Rockstar – uma subsidiária da Take-Two – são um terreno fértil para modificações, e canais como o NexusMods geralmente concentram a maioria deles, mas com a Take-Two de olho neste setor, a impressão passada é a de que a empresa pode simplesmente escolher removê-los sem aviso, efetivamente minando o entretenimento de toda uma comunidade.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja Também