O projeto Chungus 2, que basicamente instalou um computador virtual dentro do jogo Minecraft, agora é capaz de rodar – veja você – Minecraft. Sim, em essência, um jogo rodando dentro de outro jogo.

O computador veio pela mente criativa de um dos usuários do jogo, e levou cerca de oito meses para ser desenvolvido por completo. Ao longo desse período, o projeto já rodou Tetris, Snake (o icônico Jogo da Cobrinha de celulares antigos) e até o Resta-um. E agora, Minecraft.

O computador virtual usa um recurso avançado em Minecraft conhecido como “redstone” e, dentro de suas especificações técnicas, ele é considerado uma máquina com processador 8-bit com clock de 1 Hz e memória de 256 bytes. “Sammyuri” – que criou o projeto – fez o upgrade desta memória, dobrando sua capacidade e ampliando a gama de aplicações que podem ser rodadas na máquina virtual.

O mais interessante é que, apesar de reduzida, esta versão não é necessariamente inferior à original: embora em uma resolução mais baixa (essencialmente, ela roda em uma resolução de 96×96 pixels), ela traz praticamente todos os recursos do jogo verdadeiro – folhagens se movendo, dano causado por queda, blocos de construção e ferramentas de construção estão todos disponíveis. A única ausência é material feito de diamante: o jogo menor só vai até o ferro comum.

É a parte de rodar a aplicação que se mostrou mais desafiadora: segundo Sammyuri, o projeto roda a “um quadro por alguns dias” sem certos upgrades, então, a fim de torná-lo reconhecível para outros jogadores, foi necessária a implementação de um servidor separado, dedicado somente a ele. Este servidor acelera a velocidade do jogo em 10 mil vezes, fazendo-o rodar a 0,1 quadros por segundo.

A boa notícia é que, dentro deste processo, Sammyuri já percebeu que a tecnologia é escalável, e já ambiciona aprimorá-la para rodar aplicações mais complicadas e desafiadora, mencionando o jogo DOOM como um dos seus desejos para daqui alguns meses.

via Techspot

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments