Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots é uma das entradas mais aclamadas da série, mas foi lançada exclusivamente para PlayStation 3. No entanto, como revelado por Ryan Payton, produtor assistente do game, nem sempre foi assim.

Segundo ele, em entrevista para o livro The Ultimate History of Video Games Vol 2 – de Steven L Kent -, Metal Gear Solid 4 rodava perfeitamente no Xbox 360 – e houve até um protótipo testado no console da Microsoft.

A revelação ainda indica que não houve um acordo de exclusividade com a Sony para o PlayStation 3, mas que a decisão se resumiu ao tipo de mídia usado pelos consoles.

Payton comenta que a Konami montou uma equipe dedicada para ver se o jogo poderia ser rodado no Xbox 360.

“Apenas do quão oprimidos meus colegas estavam com o desenvolvimento no PS3, a maioria deles ainda eram fãs da Sony e não eram a favor de gastar recursos em tal teste. Eles acreditavam que Metal Gear Solid 4 teria uma aparência e execução terríveis no hardware mais antigo e inferior da Microsoft”, diz.

E continua: “Em um fatídico dia, essa equipe organizou uma reunião onde pudemos ver os frutos de seu trabalho: Metal Gear Solid 4 rodando lindamente e sem problemas em um Xbox 360”.

No entanto, como citado por Payton, a portabilidade era viável em níveis técnicos, mas não no nível físico. Isso porque os jogos de PS3 eram gravados em discos BD-ROM com capacidade para até 54 GB. Já os jogos de Xbox 360 vinham em discos DVD-ROM com apenas 8,3 GB.

Metal Gear Solid em vários discos?

Metal Gear Solid 4

Imagem: Reprodução

Caso o martelo fosse batido e a Konami tivesse interesse em lançar o game para o console da Microsoft, provavelmente teria de fazer isso em vários discos – e a empresa não parecia disposta a fazer isso.

Na época do lançamento, Jack Tretton, da Sony, disse algo semelhante. Ele comentou que “Metal Gear Solid [4] não era apenas um exclusivo do PS3, mas só foi possível no PS3 graças, em parte, ao Blu-Ray”.

Via: Videogames Chronicle

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments