Quase metade do planeta joga videogame, segundo um novo estudo publicado pela Newzoo. De acordo com o material, o mercado de jogos global deve fechar 2022 com aproximados 3,2 bilhões de usuários – um número expressivo, considerando que a população da Terra chegou recentemente à marca dois oito bilhões de habitantes.

Segundo a Newzoo, um dos principais fatores de crescimento ainda é a pandemia da COVID-19: como países essenciais de mercado, como a China, ainda têm práticas de isolamento social frente a novos casos da doença, muita gente em casa se encontrou com bastante tempo livre e um console instalado em algum cômodo da casa. Ligando uma coisa à outra, é fácil perceber o motivo desse aumento na base.

Imagem mostra parte do controle do Xbox One, em matéria que fala sobre o crescimento do mercado de jogos

Imagem: Albie Patacsil/Unsplash

Pelos mesmos motivos, o valor médio global de gasto dos usuários com conteúdo voltado a jogos esperado pela Newzoo é de US$ 184,4 bilhões. (R$ 977,89 bilhões) – uma queda de 4,3% ano a ano – a primeira em 15 anos. Apesar da retração, o mercado de jogos global ainda é maior que a indústria de filmes e música somadas, avaliada em aproximados US$ 300 bilhões segundo a Accenture (R$ 1,59 trilhão).

Quebrando os números em maior detalhamento, o maior crescimento em games este ano foi no Oriente Médio e África (8,2%), seguido da América Latina (4,8%), Ásia (4,2%), Europa (3,4%) e, finalmente, América do Norte (2,6%). Os números comprovam uma tendência que já vem ocorrendo nos últimos anos, de que os mercados tidos como “principais” – EUA, Europa e Japão, por exemplo, estão em um momento de crescimento mais estagnado, registrando números menores em relação aos mercados mais emergentes.

Na prática: embora os países tradicionais tenham mercados maiores, eles não têm mais tanto espaço para crescer, enquanto países como o Brasil (o 5º maior do setor e o 4º com maior tempo dedicado à atividade, segundo esse outro estudo e esse levantamento) trazem maiores oportunidades de interesse e investimento das empresas.

No que tange a plataformas, como já se esperava, a maior parte do dinheiro ganho pelo mercado de jogos mundial veio do mobile: jogos para smartphones geraram US$ 92,2 bilhões (R$ 489,44 bilhões) – ou 50%, aproximadamente – do faturamento global. Em seguida, vieram os consoles (US$ 51,8 bilhões/R$ 274,98 bilhões), jogos tradicionais de PC (US$ 38,2 bilhões/R$ 202,78 bilhões) e jogos de browser (US$ 2,3 bilhões/R$ 12,21 bilhões).

Ao final do levantamento, a Newzoo prevê um aumento desses números: até 2025, a estimativa é que o mercado tenha até 3,5 bilhões de usuários, com faturamento esperado de US$ 211,2 bilhões (R$ 1,12 trilhão).

via Newzoo | Accenture

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