Imagem: Shutterstock

Enquanto alguns reclamam e colocam uma série de questionamentos sobre a compra do Twitter por Elon Musk, outros comemoram. É o caso do pessoal do Mastodon, uma mídia social vista como única alternativa ao microblog adquirido pelo bilionário CEO da Tesla e da SpaceX. No dia da compra, a plataforma ganhou quase 30.000 novos usuários. E tem muito mais gente chegando.

Aliás, se você quiser dar uma chance ao Mastodon, a equipe TecMasters já fez um tutorial completo de como criar uma conta e acessar a plataforma rival do Twitter.

Em uma conversa com a Vice, Eugen Rochko, CEO do Mastodon, revelou que houve um aumento de 41.287 usuários ativos, incluindo usuários recorrentes e novos. Entre os novatos, só no dia da compra do Twitter por US$ 44 bilhões, 28.391 pessoas se juntaram à rede.

Mastodon

Imagem: divulgação

Mastodon vs. Twitter

O Mastodon é uma plataforma descentralizada de código aberto que as pessoas podem usar como base para criar suas próprias redes sociais. Apesar da constante comparação com o Twitter, no lado social, a rede é mais parecida com o Discord, uma vez que os usuários precisam encontrar instâncias específicas para participar.

Mastodon

Imagem: divulgação

Após o anúncio da compra, na última terça-feira (26), Elon Musk disse que pretende torar o Twitter melhor do que nunca. Segundo ele, a ideia é aprimorar a plataforma com novos recursos e tornar os algoritmos de código aberto para aumentar a confiança, derrotando os bots de spam e autenticando todos os humanos.

Claro, tem muita gente ansiosa e que age na emoção. E antes mesmo de Musk bater o martelo pela compra do Twitter, muita gente deixou definitivamente a rede social. Curiosamente, outros mais cautelosos continuam por lá, mas também abriram suas contas no Mastodon.

Conheça o básico para usar o Mastodon

1 – Comece acessando o joinmastodon.org. Clique em Get Started para começar a usar a rede.

1 Tutorial Mastodon

1 – Acesse o Mastodon e vá em Get Started – (Imagem: Reprodução)

2 – Primeiro, você deve ver a lista dos servidores no site do Mastodon. Há agrupamentos por temas e número de servidores em cada um dos grupos. Por exemplo: tema Geral (42), Regional (30), Arte (5), Música (3), Ativismo (6), LGBTQ+ (7), Jogos (5), Tecnologia (20) e até temas mais curiosos como a furry (3) (um fã de pelúcia).

2 Tutorial Mastodon

2 – Escolha um agrupamento temático de servidores interessante – (Imagem: Reprodução)

3 – Ao acessar o tema mais interessante para você, já estará disponível e lista de servidores que você pode se juntar e suas características, como número total de participantes e quem criou o servidor. Aqui é que um dos maiores obstáculos do Mastodon pode ser contornado, que ainda é pouco popular. Quem quiser muito movimento de mensagens é só entrar em um dos servidores com mais participantes.

3 Tutorial Mastodon

3 – Lista de servidores no tema Geral – (Imagem: Reprodução)

4 – Quando escolher um servidor, você será levado a uma tela para criar uma conta ou entrar com sua conta. Quem ainda não tem conta na rede deve criar um nome de usuário, senha e fornecer o email para confirmação.

4 Tutorial Mastodon

4 – Tela de criar a conta no Mastodon – (Imagem: Reprodução)

5 – Após criar sua conta, você deve voltar ao seu email para confirmar seu registro na rede no link enviado.

5 Mastodon Tutorial

5 – Não esqueça de confirmar o link enviado por email para entrar na rede – (Imagem: Reprodução)

6 – Com a sua conta confirmada, você já pode postar na rede ou fazer “toots”. No Mastodon é uma gafe falar que você vai tuitar, você vai tútar. Bons toots!

6 Tutorial Mastodon

6 – Pronto! Você já pode postar ou fazer seus “toots” – (Imagem: Reprodução)

Dicas extras para usar o Mastodon

7 – A navegação na rede pode ser por dois caminhos: linha local e linha global. Na global é possível ver o que todos os participantes da rede estão postando.

7 Tutorial Mastodon

7 – Para ver o conteúdo de todos os participantes clique em Linha Global – (Imagem: Reprodução)

8 – Assim como em outras redes, a postagem pode integrar links, imagens e outros elementos.

8 Tutorial Mastodon

8 – Em um “toot” ou postagem, podem ser integrados links e imagens, entre outros – (Imagem: Reprodução)

9 – Uma vez realizado seu post, você pode indexá-lo através de hashtags, que funcionam assim como nos rivais Twitter e Facebook.

9 Tutorial Mastodon

9 – A rede usa hashtags e outros elementos para indexar conteúdo.

O que achou do Mastodon? Tem outros aplicativos para recomendar? Envie seu comentário.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.