A mais nova edição da pesquisa de hardware e software da Valve traz alguns números e dados bem interessantes. Entre eles, o fato de que a jogatina baseada em Linux chegou pela primeira vez à marca de 1% da base de gamers da Steam em julho.

Linux nos games

Há não muito tempo, pensar em jogar em computadores com Linux era uma tarefa para poucos ou algo completamente impensado. Afinal, quase todos os jogos eram pensados para máquinas Windows e pouquíssimos tinham versões para o sistema do pinguim.

Esse cenário já vinha mudando há algum tempo, mas ganhou fôlego de vez graças a esforços da própria Valve, que lançou em 2018 o Proton, uma tecnologia capaz de “traduzir” para a linguagem do Linux os games feitos originalmente para a plataforma da Microsoft.

O anúncio recente do Steam Deck também pode ter sido o responsável por ajudar nessa escalada final do sistema para 1%, já que o PC portátil vai rodar o Arch OS, um software baseado em Linux e que também vai utilizar o Proton para rodar sua biblioteca de jogos. Ou seja, o gadget pode ter despertado a curiosidade de entusiastas pelo sistema.

Pinguim gamer: Linux chega a 1% da base da Steam em pesquisa da Valve

Reprodução Valve

Claro que demorou um tempo para o sistema sair das casas decimais na contagem da Valve, e ele ainda está longe do Windows (96,49%) ou mesmo dos computadores da Apple (2,51%). Mesmo assim, é uma boa notícia para quem curte o Linux e gostaria de ver mais gente experimentando o sistema sem deixar de lado sua diversão nos games.

Fonte: Tom’s Hardware

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments