Matéria produzida em parceria com Igor Shimabukuro

Faz pouco mais de uma semana que a Riot Games lançou a primeira atualização de League of Legends de 2023. A princípio, o patch 13.1b chegou para reforçar a segurança do game após o código-fonte do game ter sido vazado. Mas mudanças também foram liberadas e, como consequência, o meta também mudou.

Logo, o que estava OP na pré-temporada pode já não estar mais tão bom, assim como picks secundários podem ter se tornado prioridade nos campos de Summoner’s Rift. Mas não há motivos para alardes: o TecMasters vai te dar aquela mãozinha e recomendar as principais escolhas do patch atual.

Isso vai garantir vitórias nas ranqueadas de League of Legends? Não necessariamente, uma vez que o MOBA ainda é um jogo de equipe e necessita de mecânicas apuradas. De todo modo, ter um norte é um ótimo ponto de partida para começar a temporada 2023 com o pé direito, certo?

Sem mais delongas, confira as principais recomendações para o patch 13.1b do League of Legends.

Melhores top laners

Com as mudanças feitas nos itens de atiradores, um campeão esquecido há um bom tempo volta a figurar entre os top laners mais fortes. Ainda assim, os bruisers são quem continuam brilhando.

Darius

Como já é de costume, o Darius segue sendo uma das principais opções para a soloQ e é um dos campeões mais escolhidos no topo. Procurando comprar brigas desde cedo, os jogadores têm optado pela runa Conquistador com a Determinação para a árvore secundária.

Darius (top) - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Na itemização, os jogadores têm preferência por builds bruiser. Então, recomendamos: Força da Trindade, Passos de Mercúrio, Dança da Morte, Sinal de Sterak, Couraça do Defunto ou Força da Natureza e Armadura de Espinhos.

Olaf

O Olaf tem começado a aparecer bastante no cenário competitivo e subiu bastante nas taxas de vitória das filas ranqueadas. Usando Fantasma como feitiço de invocador para sair correndo, os jogadores também têm usado o incendiar com a runa Conquistador para poder fazer muita pressão na fase de rotas.

Olaf (top) - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Já a build com mais vitória é composta por: Quebrapassos, Botas Galvanizadas de Aço, Dança da Morte, Sinal de Sterak, Semblante Espiritual e Anjo Guardião.

Gangplank

O Gangplank já fazia um bom tempo que não aparecia entre os campeões mais fortes do jogo, mas os buffs nos itens que os atiradores também compram o ajudaram bastante. A runa com maior taxa de sucesso utilizada tem sido a Primeiro Ataque, sendo que a árvore secundária é de Determinação.

Gangplank (top) - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

O primeiro item a ser comprado é o Colhedor de Essência, enquanto a build pode ser completada com: Adagas Rápidas Navori, Garra do Espreitador, A Coletora, Lembranças do Lorde Dominik e Lembrete Mortal.

Melhores caçadores

Na selva, a situação não mudou muito desde a pré-temporada, mas tanto tanks quanto bruisers tem conseguido se sair bem no League of Legends.

Maokai

Nos velhos tempos do League of Legends, o Maokai quase sempre foi utilizado como um tank, mas isso mudou. Dessa vez na selva, os jogadores têm obtido bastante sucesso com as runas Ímpeto Cósmico ou Primeiro Ataque, fazendo suas mudinhas darem um dano insano.

Maokai (jungle) - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Na build, apesar de dar dano, o Maokai ainda compra bastante vida. Então, sugerimos: Virtude Radiante, Botas Ionianas da Lucidez, Abraço Demoníaco, Chama Sombria, Morellonomicon e Cajado do Vazio ou Capuz da Morte de Rabadon.

Zac

O Zac está forte em praticamente todas as lanes, menos ADC, mas seu desempenho da selva está excepcional com 53,66% de taxa de vitórias. Para aguentar qualquer luta, os jogadores têm usado a runa Pós-Choque com árvore secundária de Inspiração.

Zac (jungle) - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Já a build sugerida é: Virtude Radiante, Botas Ionianas da Lucidez, Abraço Demoníaco, Égide de Fogo Solar, Semblante Espiritual e Armadura de Espinhos ou Placa Gargolítica.

Elise

Desde a pré-temporada, a famosa aranha do League of Legends está bem forte e chegou até mesmo a marcar presença no cenário competitivo. A runa principal utilizada pelos jogadores têm sido a Pressione o Ataque para que mais dano seja causado na hora de gankar.

Elise (jungle) - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Já a build da Elise também é focada em dano, mais especificamente em Poder de Habilidade. Sugerimos: Colhedor Noturno, Sapatos do Feiticeiro, Chama Sombria, Capuz da Morte de Rabadon, Cajado do Vazio e Ampulheta de Zhonya.

Melhores mid laners

Com a volta do Bastão das Eras, a situação da mid lane no League of legends mudou bastante e campeões que escalonam tem conquistado seu sucesso.

Kassadin

O Kassadin ficou esquecido por um bom tempo, mas agora ele está de volta como antes, ou seja, espere pacientemente pegar o nível 16 para carregar os jogos. A runa que tem feito mais sucesso entre os jogadores é a Eletrocutar com uma árvore secundária de Precisão.

Kassadin (mid) - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Na itemização, comece pela Lágrima da Deusa para transformá-la em Cajado do Arcanjo o quanto antes. Então, complete a build com: Bastão das Eras, Botas Ionianas da Lucidez, Capuz da Morte de Rabadon, Cajado do Vazio e Coração Congelado.

Katarina

A Katarina, mesmo com as mudanças nos itens, continua como uma das principais assassinas do League of Legends e que tem mostrado sua força. A runa principal escolhida pelos jogadores é a Eletrocutar para causar aqueles burst desde cedo na partida.

Katarina (mid) - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Apesar de alguns jogadores terem arriscado builds AD com sucesso, a AP ainda é mais vencedora. Então, sugerimos: Sapatos do Feiticeiro, Dente de Na’shor, Explocinturão Hextech, Chama Sombria, Capuz da Morte de Rabadon e Cajado do Vazio.

Anivia

Demorou, mas a Anivia volta a mostrar a sua força no League of Legends com nada menos que 54,71% de taxa de vitórias. Como está praticamente um padrão no mid, a sua runa mais vitoriosa é a Eletrocutar.

Anivia (mid) - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Já a sua build é bem parecida com a do Kassadin, mas um pouco mais explosiva. Após começar com a Lágrima da Deusa, sugerimos: Bastão das Eras, Sapatos do Feiticeiro, Capuz da Morte de Rabadon, Cajado do Vazio e Morellonomicon.

Melhores atiradores

Os jogadores de League of Legends que comemorem, pois parece que os atiradores nativos finalmente voltaram e se estabeleceram na bot lane — nada de Veigar, Swain ou companhia. E muito disso é resultado dos buffs no Gume do Infinito e na Sedenta por sangue, que ajudam em um power spike do atirador mais cedo.

Jhin

Se o Gume do Infinito foi buffado e a bot lane tem visto atiradores com muito alcance, não há como não pensar em Jhin. Com um bom setup para ganks, o campeão tem se aproveitado da mudança dos itens. E talvez isso explique a win rate de 52,53% conquistada na SoloQ.

As runas mais recomendadas continuam as mesmas de sempre: Dominação na árvore primária e Precisão na secundária.

Jhin, campeão do League of Legends (2)

Imagem: Igor Shimabukuro/TecMasters

Já partindo para os itens, a melhor opção é investir na seguinte sequência: Força do Vendaval, Gume do Infinito, Canhão Fumegante e, se necessário, Lembranças do Lorde Dominik.

Xayah

Quem também tem se dado bem na rota inferior de League of Legends é a Xayah, que possui um bom alcance para farmar/trocar contra oponentes e uma ultimate para escapar de qualquer perigo. Alie isso ao buff nas Adagas Rápidas Navori e veremos uma campeã com 52,7% de taxa de vitórias.

Xayah precisa de velocidade de ataque para derreter os inimigos. E por isso, as runas mais utilizadas têm sido a combinação de Precisão e Dominação.

Xayah, campeão do League of Legends

Imagem: Igor Shimabukuro/TecMasters

Sobre a itemização, não há muito segredo. Escolha entre Força do Vendaval ou Mata-Cráquens, invista em Adagas Rápidas Navori e finalize a build com Lembranças do Lorde Dominik e Anjo Guardião.

Samira

Pode até parecer estranho a recomendação de Samira em um meta de long range na bot lane. Mas a verdade é que os buffs nos itens de ADC tornaram a campeã muito potente (52,74% de win rate), e a coisa fica ainda melhor se o time contar com engage e muito controle de grupo.

A runa de Conquistador na árvore primária segue como a principal escolha dos jogadores.

Samira, campeão do League of Legends

Imagem: Igor Shimabukuro/TecMasters

E quanto à build, vale abusar dos itens buffados: Gume do Infinito e Sedenta por Sangue. Junto, é claro, de uma Coletora e de um Anjo Guardião.

Melhores suportes

Sim, é verdade que atiradores como Jhin, Caitlyn e Ashe têm figurado também como suportes. Acontece que eles não necessariamente as melhores opções, mas sim, picks situacionais. Logo, a melhor indicação para quem quiser ganhar PdLs neste novo patch do League of Legends é optar por suportes que podem iniciar uma troca de muito longe.

Zac

E neste ponto, Zac talvez seja o campeão mais recomendável. Seu status tank e seu kit de habilidades já o tornam uma opção interessante para suporte. Mas em um meta de ADCs de longa distância, Zac se sobressai por conta da capacidade de chegar aos adversários a uma longa distância.

Nesta role, a combinação de runas mais utilizadas para o campeão tem sido Determinação e Precisão.

Zac, campeão do League of Legends

Imagem: Igor Shimabukuro/TecMasters

E como vida e resistência caem perfeitamente bem para ele, uma boa pedida é investir em itens como Virtude Radiante, Égide de Fogo Solar, Armadura de Espinhos e Semblante Espiritual.

Amumu

A mesma lógica de Zac pode ser atribuída ao Amumu: engage forte e de muito longe. A grande diferença é que a múmia tem uma chance extra para colar nos inimigos. E os números não mentem: com win rate de 53,73%, Amumu definitivamente está forte como suporte.

Quem estiver interessado no pick poderá seguir a combinação de runas padrão de Determinação e Dominação.

Amumu, campeão do League of Legends

Imagem: Igor Shimabukuro/TecMasters

Quanto aos itens, aposte em Proteção Imutável, Armadura de Espinhos e Coração Congelado.

Blitzcrank

Por fim, o Blitão é a última boa recomendação para o bot de League of Legends. Afinal, não importa se os inimigos têm muita range: o puxão do suporte vai dar conta desse problema. Além disso, campeões de longo alcance costumam ser muito vulneráveis. E com o Blitz, um pickoff no mid/late game pode virar completamente o jogo.

Ao que parece, foi-se o tempo do Blitzcrank bruiser e as runas preferidas dos jogadores têm sido Inspiração na árvore primaria e Determinação na Secundária.

Blitzcrank, campeão do League of Legends

Imagem: Igor Shimabukuro/TecMasters

Sobre a itemização, vale anotar: Hino Bélico de Shurelya, Convergência de Zeke, Redenção e um último item situacional.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments