Falando com seu amigo Geoff Keighley no podcast Brain Structure, o diretor e produtor de jogos Hideo Kojima comentou suas impressões sobre boatos de que ele estaria secretamente envolvido no desenvolvimento de Abandoned, um jogo em andamento pela equipe da Blue Box Game Studios e que, durante muito tempo, todos acharam que seria na verdade um novo Silent Hill feito pelas mãos do famoso desenvolvedor.

Em uma palavra bem sucinta, Kojima disse que esses boatos são uma “irritação”:

“Bem, sobre isso, eu não entendi nada no começo. Fãs continuamente me enviavam fotos desse tal de ‘Hassan’ [sic]. Eles ainda me mandam colagens e deepfakes – tipo umas 20 por dia. É realmente uma irritação. Isso vem acontecendo há quase dois anos. E Geoff, você se lembra de quando fizemos aquela coisa do Moby Dick? Você estava envolvido em todo o processo e foi muito divertido. Mas as pessoas deveriam saber que eu não faria a mesma coisa duas vezes.”

Kojima em Abandoned?

Ok, muito para desembrulhar aqui, vamos com a gente: o “Hassan” provavelmente é Hasan Kahraman, fundador e CEO da Blue Box Game Studios. Até pelo menos a metade de 2021, muitos achavam que ele era, na verdade, o próprio Hideo Kojima agindo sob um pseudônimo. A situação foi desmentida pelo próprio Hasan, recluso e introvertido que é, quando ele veiculou um vídeo na conta da Blue Box no Twitter, só para mostrar o rosto e dizer “eu sou o Hasan e eu não sou Hideo Kojima” durante mais ou menos dois minutos.

“Aquela coisa do Moby Dick” se refere a uma jogada de marketing feita pelo próprio Kojima em 2012, durante o The Game Awards daquele ano. Na ocasião, foi exibido um anúncio de um jogo chamado “Phantom Pain”, por uma empresa chamada “Moby Dick Studios”. A pegadinha perdurou por um tempo até Kojima revelar que “Phantom Pain” era o subtítulo de Metal Gear Solid 5 – o último jogo da franquia dirigido por ele antes de deixar a Konami. Keighley, que é amigo pessoal de Kojima e apresentador do The Game Awards, já sabia da brincadeira e participou de antemão.

Aliando tudo isso ao fato de que a Blue Box é uma empresa relativamente nova (ela nasceu em 2015 e lançou apenas um jogo em 2020, chamado The Haunting), e que Hasan, seu CEO, é uma pessoa tímida e fechada (não é muito de aparecer em fotos), fãs decidiram – da mente deles próprios – que tudo se tratava de mais uma brincadeira do Kojima, com alguns aludindo as iniciais dos nomes do icônico produtor e do CEO da Blue Box como uma “óbvia pista” de que seriam a mesma pessoa, porque é claro que não poderia haver no mundo mais que um indivíduo com “HK” no nome. Hasan, depois, foi entrevistado pela Bloomberg, efetivamente enterrando a teoria.

Montagem mostra Hideo Kojima e Hasan Karahman, desenvolvedor de Abandoned, lado a lado

À esquerda, Hideo Kojima; à direita, Hasan Kahraman, da Blue Box: claramente, irmãos separados no parto #sqn – Imagem: Kojima Productions/Blue Box Studios/Reprodução

Voltando ao podcast, Kojima ainda dedicou algumas palavras de experiência a Hasan:

“Eu não acho que tem muito que ele possa fazer ou dizer a este ponto, mas se ele lançar seu jogo [Abandoned], as pessoas podem começar a entender. Então talvez ele deveria se apressar e lançá-lo? Esses boatos vão diminuir depois disso. Ademais, não estou envolvido no projeto de forma alguma. Eu não sei quem começou esse boato mas… acho que isso é uma fake news criada a partir dos desejos de fãs.

Então, Sr. Hasan, estou certo de que as coisas não foram fáceis e, como um criador de jogos assim como você, acho que está tudo bem em ignorar por completo essas histórias. Mas agora que isso tudo chamou atenção e viralizou, você deveria tirar vantagem disso. Se você criar algo bom e compartilhar com o mundo, eles descobrirão a verdade.

As fake news são péssimas, mas agora que ambos ganhamos atenção com isso, vamos ampliar a moral e criar algo bom. Uma vez que vocês tiverem feito algo, os fãs vão ver que Abandoned não é Silent Hill e que eu não estou envolvido, mas aprenderão a amar o seu jogo. Eu penso que há formas de transformar fake news em um resultado positivo. Eu digo isso, mas eu mesmo nunca conheci o homem.”

Via: IGN

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments