Um aplicativo para concorrer com o Twitter pode ser o próximo grande lançamento do Instagram, uma das empresas subsidiárias da Meta. Segundo o Verge, o suposto app está quase pronto e uma versão primária dele já teria sido mostrada em reuniões internas da equipe de gestão da companhia.

 

O site cita uma “reunião de líderanças” na qual Chris Cox, Chief Product Officer (CPO) da Meta, teria chamado a novidade de “nossa resposta ao Twitter”. Internamente, o app vem sendo chamado de “Projeto 92”, mas não há uma denominação pública oficial oferecida a ele pelo Instagram – o nome pode ser “Threads”, mas isso não é certo.

Imagem mostra suposta tela inicial da rede social que o Instagram está montando para concorrer com o Twitter

Imagem: Meta/Reprodução

Obviamente, trata-se de um rumor, então vamos exercer a notícia com cautela, mas segundo o Verge, o Projeto 92 deve fazer uso do protocolo interativo ActivityPub. Trata-se de uma parametrização de ferramentas sociais online descentralizada, e é o formato mais utilizado pelas empresas e aplicações pertencentes ao chamado “fediverso”, ou seja, o grupo de empresas que dedicam servidores à publicação, edição e/ou remoção de conteúdo, como blogs, diários e, claro, redes sociais.

O interessante é que, se isso for verdade, ao menos em teoria a nova rede social do Instagram podem oferecer integração de conteúdo/contas com outras plataformas que ofereçam suporte ao ActivityPub – nisso, incluem-se nomes como GoToSocial, Mastodon e até o WordPress (embora este último venha por meio de um plugin opcional).

Já falamos sobre o assunto aqui, mas é a primeira vez que a suposta nova rede social da Meta retorna ao noticiário de forma tão evidente. Apesar da empresa não comentar o assunto, as informações parecem bem aprofundadas.

“Temos escutado criadores de conteúdo e figuras públicas que estão interessadas em uma plataforma que é gerenciada sem insanidades, que eles acreditem poder confiar e depender para a distribuição [de conteúdo]”, Cox teria dito na reunião, em uma “indireta” para a gestão de Elon Musk no Twitter.

Segundo o CPO, alguns nomes bem conhecidos já teriam concordado em participar do Projeto 92 assim que ele viesse a público – incluindo o DJ Slime, a apresentadora de TV Oprah Winfrey e o Dalai Lama. A parte de programação – codificação e ajustes internos – começou em janeiro.

A premissa aberta aqui é interessante: ao que tudo indica, o Instagram quer tirar proveito da controversa gestão de Elon Musk sobre o Twitter, bem como o fato de que, em alguns meses, o bilionário deixará o cargo de CEO, passando o bastão para a ex-NBC Linda Yaccarino. Obviamente, uma transição de liderança gera certo tumulto na indústria, e nesse ínterim, o surgimento de uma nova plataforma pode gerar burburinho de forma automática, ampliando a popularidade do novo app.

O Instagram deve lançar a novidade “o mais rápido possível”, mas se há existe uma versão prévia sendo exibida, então isso pode ser antes do que esperávamos.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments