A Huawei lançou na última semana o AX3S, um roteador com Wi-Fi 6 e com capacidade para alcançar velocidades de até 3000 Mbps, além de conexão com 128 dispositivos em cada uma das duas bandas acessíveis no aparelho – ou 256 ao total.

Infelizmente, o produto está sendo disponibilizado pela marca apenas para o mercado B2B em um primeiro momento, focado em provedores de serviço de Internet (ISPs) brasileiros, via revendedores autorizados.

“A Huawei entendeu a importância de diversificar as opções disponíveis para nossos parceiros e, dessa vez, trouxemos um roteador com desempenho poderoso por um preço mais acessível”, afirmou Murillo Marques, gerente de produtos da Huawei CBG Brasil, via comunicado.

O aparelho já está disponível para venda nas cores preta e branca.

Diferenciais do roteador Huawei WiFi AX3S

Ao apresentar o roteador AX3S, Marques salientou que a forma com que o aparelho foi desenvolvido “traz melhoras significativas na velocidade e no acesso à Internet, entregando menor latência e maior tráfego de dados”, disse, durante uma coletiva de imprensa realizada virtualmente, na qual o TecMasters esteve presente.

Dentre os principais diferenciais do novo roteador da marca estão os recursos EasyMesh e HiConfig Preset – ambos pensados para trazer maneiras mais fáceis de estabelecer configurações para os usuários finais, bem como criar rapidamente uma rede mesh (tecnologia que permite ampliar a cobertura do Wi-Fi dentro de um mesmo local por meio da configuração de roteadores em rede).

Como explicou Marques, o EasyMesh é uma evolução do antigo Huawei Mesh, um recurso que já funcionava para estabelecer redes mesh entre roteadores da marca. A diferença é que agora, além de permitir uma configuração mais simples, o aparelho também permite “criar uma rede Wi-Fi com outros dispositivos sem que seja necessário configurá-los, bastando apenas o apertar de um botão”, para que a conexão possa se estabelecer dentro de casa.

E por “outros dispositivos”, o executivo observa que não necessariamente eles precisam ser da Huawei, mas precisam apenas aceitar o tipo de integração para funcionar – ou seja, suportar a tecnologia EasyMesh.

“É possível ampliar a rede com outros dispositivos [nossos] e outras marcas – por exemplo Iintel, TP-Llink, Mercusys. Basta criar a rede mesh dentro de casa com um único SSID”, explicou Marques, na coletiva.

Além do recurso mesh, a empresa também apresenta com o lançamento o HiConfig Preset, uma ferramenta proprietária que permite ao provedor local realizar uma configuração de aparelhos “em massa”.

Marques explica que este recurso foi uma resposta às solicitações diretas de provedores por uma ferramenta do tipo.

Cada provedor no Brasil possui um nome e uma senha padrão para configuração de roteadores que serão enviados às casas dos usuários.

“Agora, ao invés do provedor fazer manualmente a configuração, ele pode realizar o processo em massa. Se, por exemplo, um provedor quer colocar um roteador com 120 portas, ele pode configurá-las de uma única vez, otimizando tempo e diminuindo custo no processo”, explicou, ainda na coletiva.

Huawei anuncia AX3S, roteador com Wi-Fi 6 focado em provedores de Internet

Imagem: divulgação/Huawei

Dentro do preset do HiConfig, a Huawei também explica que o recurso permite gerenciar os roteadores de forma a evitar problemas, por meio do suporte a dois perfis: root e admin.

Enquanto a primeira tem acesso a todas as funcionalidades do roteador e é destinada aos técnicos dos provedores, a segunda é designada ao cliente final e possui algumas restrições para simplificar a experiência de uso.

Assim, os ISPs podem ter acesso ao backup das configurações do roteador com apenas um clique e gerar um arquivo para armazenamento local, além de importar e restaurar diretamente o roteador.

Pelo Gerenciamento Remoto, ainda é possível configurar remotamente o HUAWEI WiFi AX3S por meio do ACS (Auto Configuration Server), que atualmente é compatível com os protocolos TR069 – evitando a necessidade de enviar um técnico para questões rotineiras.

Outras informações técnicas

Apresentando frequências de banda dupla, o AX3S permite a criação de uma rede única, gerenciando em tempo real as conexões de cada dispositivo pareado para que o buffering seja minimizado.

O roteador da Huawei é baseado em algoritmos inteligentes que conseguem entender o uso dos aparelhos pareados para encontrar a melhor conexão para cada demanda.

Nos 3000 Mbps, aliás, a marca explica que eles são divididos em: 574 Mbps na banda de 2,4 GHz e 2.042 Mbps na banda de 5 GHz.

Além disso, as bandas de 5 GHz e 2,4 GHz do AX3S operam simultaneamente e se alternam automaticamente para garantir que usuários possam ter uma conexão ideal, sem ter de trocar manualmente a banda.

No quesito 256 aparelhos simultaneamente conectados, o limite é de 128 dispositivos para cada banda.

O roteador também vem com:

  • Sistema Harmony OS Mesh+.
  • 4 portas Gigabit Ethernet: cada uma com suporte para adaptação automática WAN/LAN, evitando que o usuário precise distinguir entre elas para uso da banda larga.
  • Controle parental: outra funcionalidade dentro do roteador, onde pais e tutores podem bloquear o acesso a sites, ou mesmo monitorar e limitar o tempo de uso de crianças e jovens à Internet.
  • Integração ao aplicativo AI Life da Huawei: por meio do qual é possível verificar o Diagnóstico Wi-Fi com mapa de calor da residência – que permite a criação de uma planta da casa do usuário, indicando a intensidade do sinal de cada roteador, bem como resolver problemas de rede com o Diagnóstico Inteligente e adicionar camadas extras de proteção por meio do sistema de segurança HUAWEI HomeSecTM.
Ilustração 3D de divulgação do aplicativo AI Life, que mostra o ambiente em que atua o roteador AX3S, bem como o sinal da conexão

Imagem: divulgação/Huawei

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments