Grand Theft Auto VI (ou “GTA 6”, se você prefere encurtar o nome) ainda não tem uma previsão oficial de lançamento, mas vazamentos supostamente relacionados ao jogo não param de aparecer – e o mais recente vem do Reddit.

Como sempre, é válido levar as informações a seguir com cautela, mas se a postagem do usuário “Tobbelobben30” tiver alguma consistência, então a próxima iteração da franquia da Rockstar Games pode ser a mais evoluída de todas.

Capa do game Grand Theft Auto VI, também conhecido pela sigla GTA 6

Imagem: divulgação

O usuário afirma ter estudado vazamentos anteriores, quando identificou uma espécie de menu “debug” (uma parte de qualquer programa destinada a programadores para teste e resolução de falhas) que indica diversos recursos interessantes – a maior parte, voltada à inteligência artificial (IA) do jogo.

GTA 6 terá NPCs reativos a tudo

O maior destaque vem para a informação de que os NPCs – personagens aleatórios do jogo – terão uma capacidade emotiva e de reação maior. Graças a funções intituladas “EmotionalLocoRequests”, “Expressions” e “Gesture”. Não vamos entrar em muitos detalhes aqui, mas essencialmente, as três fazem com que personagens tenham várias reações relacionadas ao ambiente (se é noite ou dia, chovendo ou calor etc.), além de expressar emoções por meio de gestos às ações do jogador.

Uma outra função, intitulada “AIMemory”, indica que NPCs lembrarão das decisões e ações do jogador, o que deve mudar a forma como o mundo interage com você na partida. Ah, e uma outra linha de código menciona a capacidade de NPCs sentirem o seu cheiro e o de outros personagens, mas não há muito detalhamento da praticidade disso no jogo.

Animais também devem contar com inteligência aprimorada, com a função “AnimalIntelligence” trazendo “interações mais aprofundadas” com o jogador. Novamente, não há muita informação prática de como isso se traduz na partida.

Mecânica de San Andreas pode voltar em GTA 6

Um detalhe bastante interessante – embora não exatamente “inédito” – também foi identificado no debug: o post no Reddit faz menção a um “sistema de facções” que, embora pouco nos detalhes, remete a algo que já conhecemos: as guerras de gangues que vimos em Grand Theft Auto: San Andreas, o terceiro jogo da franquia no PlayStation 2.

Esse sistema estaria ligado a todas as outras mecânicas mencionadas acima, ampliando a profundidade com a qual você interage com grupos variados de personagens do jogo. Claro, “facções” é algo que sempre existiu em GTA – seja de forma direta, como os Ballas e a Grove Street em San Andreas ou os russos, FIB, latinos, negros e jamaicanos em GTA IV, por exemplo. Mas a menção no menu vazado indica termos algo mais relacionado ao gameplay. Talvez uma mecânica de conquista de territórios?

Diversos outros rumores sobre GTA 6 já apareceram pela internet – tanto que o nosso próprio site tem uma tag dedicada especificamente a eles. Entre “física revolucionária de apresentação de água”, “ambientado no fim dos anos 90” e “diversidade de elenco”, nada é certo, porém, já que a Rockstar Games está calada sobre o assunto.

De qualquer forma, a expectativa é a de que o jogo seja lançado no ano fiscal de 2025 – o corresponde a março daquele ano.

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