A série de jogos Gran Turismo começou no PlayStation 1 ainda na década de 90 e, desde então, tem encantado os fãs de automobilismo. Já ontem, a Sony mostrou em uma conferência que o próximo título da franquia deve voltar um pouco as suas origens.

A equipe do TecMasters, com um pouco de saudosismo, mostra a seguir uma retrospectiva e história de como foram os principais títulos da série Gran Turismo. Confira!

Gran Turismo 1

O primeiro Gran Turismo foi lançado em 1997 como um título exclusivo do PlayStation 1. O jogo, na época, impressionou por conta de ser um dos poucos simuladores disponíveis, ao menos nos videogames, já que nos PCs alguns títulos mais específicos existiam.

Outro ponto que impressionou na época foi o fato do jogo ter 178 carros. Já o seu lançamento também foi marcado por coincidir com a estreia do controle “Dual Shock”. Anteriormente, a Sony somente tinha um controle sem analógicos para o seu videogame.

Gran Turismo 2

O Gran Turismo 2 também foi lançado para o PlayStation 1, mas no ano de 1999. Se o seu antecessor já havia impressionado pelo número de carros, o Gran Turismo 2 levou isso a outro patamar ao contar com mais de 600 carros licenciados.

O jogo, provavelmente devido ao motivo mencionado acima, foi dividido em dois discos, sendo que o segundo era destinado ao modo carreira. No mesmo, os jogadores poderiam optar por comprar carros novos ou usados, que também podiam ser modificados.

Uma das grandes novidades do jogo fica pelo fato de este ser o primeiro título da série a contar contar com corridas de rally ou do tipo off-road.

Gran Turismo 3: A-Spec

O Gran Turismo 3 foi o primeiro título da série a ser lançado para o PlayStation 2 em 2001. O jogo, como era de se esperar, ficou marcado por impressionar com os gráficos da nova geração, mas desapontou os fãs da série em outros sentidos apesar de ter sido bem recebido pela crítica.

O título foi lançado com apenas 181 carros, um número quase 4 vezes inferior ao de seu antecessor e só possuía 7 pistas a mais que o mesmo. Já pela primeira vez na franquia, um título da série GT contou com suporte oficial a periféricos, tendo direito até mesmo ao seu próprio volante, o GT Force.

Diferentemente de outros jogos da época, algumas pessoas reclamaram da ausência de um modo online. Entretanto, Gran Turismo 3 compensou isso com um modo chamado “system link”, que permitia um tipo de “partidas em rede” ao ter até seis videogames ligados juntos.

Já outro fato marcante do título é que pela primeira vez os jogadores poderiam estar conduzindo carros de Fórmula 1 na série. Os carros, entretanto, só podiam ser obtidos e, não, comprados.

Gran Turismo 4

Já o segundo jogo da franquia a sair no PlayStation 2, lançado em 2004, impressionou em praticamente tudo. Para começar, Gran Turismo 4 contava com nada menos que 750 carros e 51 pistas. Não somente isso, o jogo manteve a maioria dos acertos de seu antecessor.

Pela primeira vez na série, os jogadores ganharam acesso ao “Photo Mode”, um modo em que eles poderiam tirar fotos de seus carros, que podiam até mesmo serem salvas em um dispositivo USB.

O jogo também ganhou as “Missões de Condução”, que eram similares às licenças, mas que concediam créditos para que os jogadores pudessem comprar outros carros e equipamentos para os mesmos. Uma outra novidade interessante foi a adição do modo B-Spec, em que os jogadores assumem o papel de um chefe de uma equipe de corrida ao invés de, diretamente, dirigir.

Ao sair perto de uma nova geração de consoles, o título também foi o primeiro da série a ter suporte a resoluções Wide Screen, algo não tão comum em outros jogos do PS2. Apesar de ser considerado um dos melhores jogos da série, Gran Turismo 4 teve alguns problemas ao longo de seu desenvolvimento.

O jogo foi adiado em um ano e chegou até mesmo a ganhar uma versão chamada “Prologue”, que tinha um número de carros e pistas mais limitados, além de outras mudanças. O título, a princípio, também deveria ter um modo online, mas o mesmo foi cortado na maior parte do mundo, ficando disponível apenas para o Japão e Coreia do Sul.

Entretanto, assim como seu antecessor, Gran Turismo 4 foi lançado com suporte a partidas pela rede. Não somente isso, o multitap, um acessório, permitia que até 4 jogadores disputassem uma corrida em um mesmo console.

Gran Turismo 5

O sucessor, ao menos o “oficial”, Gran Turismo 5 só foi realmente lançado em sua versão final em 2010. O título, entretanto, não desapontou e trouxe algumas novidades que não poderiam ter aparecido antes por limitações dos videogames da época.

Para começar, o jogo foi o primeiro da série a contar com DLCs e atualizações, fruto da “quase novata” PSN. Assim, o jogo teve, no total, 1074 carros, sendo que 43 destes foram provenientes de DLCs e atualizações.

Já outra grande novidade é que Gran Turismo 5, finalmente, foi o primeiro jogo da série a contar com um modo online com corridas para até 16 jogadores. Entretanto, a maior novidade mesmo foi o sistema de danos dos carros, que finalmente fizeram a sua tão aguardada aparição. Não apenas isso, os jogadores também ganharam a visão a partir do cockpit, sendo que alguns modelos de carros, os “premiums”, tinham os detalhes aprimorados e mais próximos da realidade.

Em uma entrevista concedida a IGN, Kazunori Yamauchi, CEO da Poliphony Digital, revelou que ao menos 150 pessoas trabalharam no título durante 4 anos e que o jogo custou 50 vezes mais para ser produzido do que o primeiro Gran Turismo, do PlayStation 1.

Gran Turismo 6

O Gran Turismo 6 foi lançado em 2013 sem inovar muito e até teve algumas controvérsias, como a implementação de microtransações. O jogo teve, no total, 1245 carros, sendo que alguns destes vieram por meio de DLCs e atualizações.

Em relação aos modos de corrida, o jogo carregou praticamente tudo que foi visto em seu antecessor, sendo que alguns modos mais específicos não ficaram disponíveis em seu lançamento.

A grande novidade mesmo da versão ficou por conta de um modo “Comunidade”, em que os jogadores podiam usar seus celulares junto com o editor de pistas do jogo no console. Não apenas isso, graças a outros recursos, também da “Comunidade”, os jogadores ganharam a possibilidade criar ligas de forma mais fácil.

Já para o Brasil e também para os fãs do automobilismo em geral, o Gran Turismo 6 fez um tipo de tributo ao piloto Ayrton Senna com uma atualização que traria um pouco da história de sua carreira para dentro do jogo.

Gran Turismo Sport

Novamente em uma nova geração de consoles, a Polyphony Digital resolveu mudar um pouco a fórmula da sua série. Assim surgiu o Gran Turismo Sport, lançado em 2017, sem carregar o “7” em seu título, apesar de ser o sucessor da franquia.

Diferentemente de seus antecessores, Gran Turismo Sport foi lançado com um foco mais voltado ao modo online. Inclusive, o título foi alvo de críticas por não permitir que seus jogadores salvassem seu progresso sem ter uma conexão com a internet no lançamento.

O título também foi criticado por ter sido lançado com 168 carros e pistas, um número bem inferior em comparação a seus antecessores. Atualmente, entretanto, o GT Sport já conta com mais de 300 carros e pistas, que vieram por meio de atualizações.

O grande diferencial do título ficou mesmo para as partidas online com o “Sport Mode”, que avalia a habilidade do piloto e sua postura na pista para colocá-los em corridas semanais com outros pilotos do “mesmo nível”.

Em 2018, a Polyphony Digital implementou um modo campanha no jogo mais tradicional, mas que era menos refinado do que o de seus antecessores. Outra novidade do jogo, bem recebida pelos jogadores, foi a adição do suporte à realidade virtual. Graças ao dispositivo PlayStation VR, os jogadores tiveram acesso a mais imersão no jogo ao poder, por exemplo, ter o movimento da câmera acompanhando o de sua cabeça.

Por fim, mas não menos importante, devido a qualidade do título, o jogo foi certificado pela FIA e chegou a ter eventos oficiais e presenciais com pilotos representando suas marcas favoritas. Desde 2020, devido a pandemia do coronavírus, estes eventos passaram a ser online.

Outras curiosidades da série Gran Turismo

Além dos títulos principais, devido ao grande intervalo de tempo entre um jogo e outro, a série Gran Turismo lançou alguns jogos do tipo “Prologue”. Como o próprio nome já dá a entender, estes títulos eram um tipo de “versões incompletas” do jogo final, mas que ajudavam os jogadores a matar um pouco de sua ansiedade.

A série também chegou a ter um título para o PSP, o videogame portátil da Sony, que impressionou ao ter um número grande de carros e pistas, mas que não tinha um modo carreira. Em compensação, os jogadores poderiam transferir carros obtidos no título do portátil para o Gran Turismo 5 e 6, ambos do PlayStation 3.

A série da Polyphony Digital, apesar de ter cometido alguns erros, sempre impressionou pela qualidade. Agora, resta a nós, fãs do automobilismo, esperar pelo Gran Turismo 7, que ao que tudo indica está voltando a suas raízes.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments